O meio ambiente e o ensino de química no nível médio: verificação das formas desta difícil relação
Título
O meio ambiente e o ensino de química no nível médio: verificação das formas desta difícil relação
O meio ambiente e o ensino de química no nível médio: verificação das formas desta difícil relação
Autor
Victor João da Rocha Maia Santos
Victor João da Rocha Maia Santos
Orientação
Marçal José Rodrigues Pires
Marçal José Rodrigues Pires
Instituição
PUC-RS
PUC-RS
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Física
Faculdade de Física
Ano
2005
2005
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
As questões ambientais não podem ser tratadas a partir de uma educação dicotômica. Elas não podem ser monopolizadas por somente duas áreas do conhecimento acadêmico, como as ciên-cias biológicas e a geografia. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi investigar a relação entre o atual ensino de Química e meio ambiente. O principal ponto que norteou a presente dissertação foi a verificação de questões ambientais nos conteúdos de Química do ensino médio, em cinco livros didáticos utilizados na minha prática docente, nas provas de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) de 2000 a 2004 e no atual currículo de Química . A fim de dar sustentação a minha argumentação, foi realizado um questionário ou um teste de sondagem, formulado em três partes distintas. A primeira parte objetivava verifi-car a ordem de prioridade que os alunos atribuíam para oito problemáticas ambientais propos-tas: agrotóxicos, alimentos transgênicos, chuva ácida, destruição da camada de ozônio, efeito estufa, escassez de água, lixo, e poluição das águas. A segunda parte era formada por doze questões objetivas do tipo verdadeiro (V) ou falso (F) que estavam correlacionadas com a primeira parte. A terceira e última parte do questionário era discursiva. O aluno deveria esco-lher entre quatro tipos de meios de transportes (bicicleta, carro (gasolina ou álcool), ônibus ou camionete a diesel)) para se locomover pela cidade de Porto Alegre, justificando sua resposta. Participaram desta pesquisa 312 alunos do ensino médio de uma escola da rede particular de ensino da cidade de Porto Alegre (RS) entre os meses de outubro e novembro de 2003. Os dados referentes à primeira e segunda parte do questionário foram tratados por dois aplicati-vos estatísticos: SPSS 8.0 for Windows e o Excel 2002 da Microsoft. Em relação à parte dis-cursiva, foi realizada uma análise das respostas de 56 alunos, sendo que os demais tiveram sua transcrição digitalizada para CDROM a fim de servir como fonte de dados para análises futu-ras. Foi realizada ainda uma entrevista com três alunos como forma de verificar a relação dos mesmos com o seu meio ambiente. Os resultados obtidos indicaram a escassez de água como a problemática ambiental de maior prioridade.
As questões ambientais não podem ser tratadas a partir de uma educação dicotômica. Elas não podem ser monopolizadas por somente duas áreas do conhecimento acadêmico, como as ciên-cias biológicas e a geografia. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi investigar a relação entre o atual ensino de Química e meio ambiente. O principal ponto que norteou a presente dissertação foi a verificação de questões ambientais nos conteúdos de Química do ensino médio, em cinco livros didáticos utilizados na minha prática docente, nas provas de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) de 2000 a 2004 e no atual currículo de Química . A fim de dar sustentação a minha argumentação, foi realizado um questionário ou um teste de sondagem, formulado em três partes distintas. A primeira parte objetivava verifi-car a ordem de prioridade que os alunos atribuíam para oito problemáticas ambientais propos-tas: agrotóxicos, alimentos transgênicos, chuva ácida, destruição da camada de ozônio, efeito estufa, escassez de água, lixo, e poluição das águas. A segunda parte era formada por doze questões objetivas do tipo verdadeiro (V) ou falso (F) que estavam correlacionadas com a primeira parte. A terceira e última parte do questionário era discursiva. O aluno deveria esco-lher entre quatro tipos de meios de transportes (bicicleta, carro (gasolina ou álcool), ônibus ou camionete a diesel)) para se locomover pela cidade de Porto Alegre, justificando sua resposta. Participaram desta pesquisa 312 alunos do ensino médio de uma escola da rede particular de ensino da cidade de Porto Alegre (RS) entre os meses de outubro e novembro de 2003. Os dados referentes à primeira e segunda parte do questionário foram tratados por dois aplicati-vos estatísticos: SPSS 8.0 for Windows e o Excel 2002 da Microsoft. Em relação à parte dis-cursiva, foi realizada uma análise das respostas de 56 alunos, sendo que os demais tiveram sua transcrição digitalizada para CDROM a fim de servir como fonte de dados para análises futu-ras. Foi realizada ainda uma entrevista com três alunos como forma de verificar a relação dos mesmos com o seu meio ambiente. Os resultados obtidos indicaram a escassez de água como a problemática ambiental de maior prioridade.
Palavras Chave
Ensino de Química; Educação Ambiental
Ensino de Química; Educação Ambiental
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Educação Ambiental, Química
Educação Ambiental, Química
Foco Temático
Recursos Didáticos
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