Colaboração mediada como ferramenta na reestruturação do sistema de crenças pedagógicas sobre ensino aprendizagem do professor de Química.
Título
Colaboração mediada como ferramenta na reestruturação do sistema de crenças pedagógicas sobre ensino aprendizagem do professor de Química.
Colaboração mediada como ferramenta na reestruturação do sistema de crenças pedagógicas sobre ensino aprendizagem do professor de Química.
Exatas e Ciências da Terra
Autor
João Batista dos Santos Júnior
João Batista dos Santos Júnior
Orientação
Maria Eunice Ribeiro Marcondes
Maria Eunice Ribeiro Marcondes
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Química e Instituto de Física
Instituto de Química e Instituto de Física
Ano
2009
2009
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Este trabalho visa investigar de que modo as crenças de quatro professores do Ensino Médio da rede pública estadual são reestruturadas depois que esse participam de um grupo colaborativo, cujo objetivo era discutir e buscar soluções para as dificuldades pertinentes ao ensino de Química. Os oito encontros ocorreram ao longo do segundo semestre de 2007, no Instituto de Química da Universidade de São Paulo. Para detectar as reestruturações das crenças dos professores, foi utilizada uma variedade de instrumentos: mapas conceituais, análise de discurso utilizados pelos docentes durante as reuniões, planos de aula, modelos didático pessoais. Todos os encontros foram gravados em vídeo e transcrito posteriormente. A dinâmica das interações interpessoais entre os componentes do grupo foi analisada tendo como base o conceito de convite docente, que se caracteriza como um instrumento capaz de incentivar os professores a enfrentar a dificuldades do ensino. Esse conceito por sua vez está fundamentado no objeto transacional proposto por Donald Winnicott. Todos os dados obtidos foram triangulados visando constatar as reestruturações diagnosticadas em todos os instrumentos utilizados. Os resultados apontam que o trabalho colaborativo, pode ser um importante recurso na reestruturação do sistema de crenças do professor dependendo para isso, que o docente sinta a necessidade de aprimorar seu conhecimentos e seja capaz de trabalhar em regime de colaboração com seu pares. Foi constatado que à colaboração trouxe aos professores que participaram desse projeto além do aprimoramento nos saberes necessários para o ensino, desenvolvimento de capacidades importantes para a melhoria do relacionamento interpessoal. Ressaltando que tais capacidades são muito importantes para exercício da docência.
Este trabalho visa investigar de que modo as crenças de quatro professores do Ensino Médio da rede pública estadual são reestruturadas depois que esse participam de um grupo colaborativo, cujo objetivo era discutir e buscar soluções para as dificuldades pertinentes ao ensino de Química. Os oito encontros ocorreram ao longo do segundo semestre de 2007, no Instituto de Química da Universidade de São Paulo. Para detectar as reestruturações das crenças dos professores, foi utilizada uma variedade de instrumentos: mapas conceituais, análise de discurso utilizados pelos docentes durante as reuniões, planos de aula, modelos didático pessoais. Todos os encontros foram gravados em vídeo e transcrito posteriormente. A dinâmica das interações interpessoais entre os componentes do grupo foi analisada tendo como base o conceito de convite docente, que se caracteriza como um instrumento capaz de incentivar os professores a enfrentar a dificuldades do ensino. Esse conceito por sua vez está fundamentado no objeto transacional proposto por Donald Winnicott. Todos os dados obtidos foram triangulados visando constatar as reestruturações diagnosticadas em todos os instrumentos utilizados. Os resultados apontam que o trabalho colaborativo, pode ser um importante recurso na reestruturação do sistema de crenças do professor dependendo para isso, que o docente sinta a necessidade de aprimorar seu conhecimentos e seja capaz de trabalhar em regime de colaboração com seu pares. Foi constatado que à colaboração trouxe aos professores que participaram desse projeto além do aprimoramento nos saberes necessários para o ensino, desenvolvimento de capacidades importantes para a melhoria do relacionamento interpessoal. Ressaltando que tais capacidades são muito importantes para exercício da docência.
Palavras Chave
Grupos Colaborativos, Formação de Professores, Crenças Pedagógicas.
Grupos Colaborativos, Formação de Professores, Crenças Pedagógicas.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores