A Formação Continuada de Professores de Física - natureza, desafios e perspectivas.

Título
A Formação Continuada de Professores de Física - natureza, desafios e perspectivas.
Educação Cientifica e Tecnológica
Autor
Inés Pietro Schmitd Saverwein
Orientação
Demetrio Delizoicov Neto
Instituição
UFSC
Grau de Titulação
Doutorado
Ano
2008
/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
A Formação Continuada de Professores de Física tem sido foco de pesquisas e propostas de ações implementadas na Educação Básica ao longo dos últimos anos. Este trabalho apresenta uma análise sobre a pesquisa em Formação Continuada de Professores de Física veiculada em artigos de periódicos e congressos nacionais da área de Educação em Ciências no período 1996-2006, procurando determinar a representatividade dessa temática na área de Ensino de Física como um todo, bem como identificar a natureza dessa produção científica. Nesse sentido são explicitados as seguintes dimensões: o que e como propõem esses trabalhos e encaminhamentos dados por esses trabalhos. A partir desse estudo, apresenta-se e discute-se a construção de um instrumento de análise denominado espectro de práticas formativas. Este instrumento é utilizado para analisar os projetos implementados pelo Programa Prociências/CAPES. Em primeiro lugar, analisam-se os documentos submetidos à CAPES para aprovação. Em segundo lugar, entrevistam-se os coordenadores dos projetos após a conclusão destes. Finalmente, argumenta-se que a localização de um dado projeto no espectro de práticas formativas tem uma forte conexão com a possibilidade de mudança nas práticas docentes. Em particular, explicitando a relação entre o uso dos resultados de pesquisa em FCP e as práticas docentes é possível delinear caminhos para enfrentar os desafios postos pela necessidade de transformações destas últimas.
Palavras Chave
Formação de Professores, Formação Continuada, Prociências.

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Formação de Professores