A mediação escolar na recepção televisiva: um estudo das representações sobre a AIDS construídas por adolescentes de Florianópolis, a partir das campanhas de TV

Título
A mediação escolar na recepção televisiva: um estudo das representações sobre a AIDS construídas por adolescentes de Florianópolis, a partir das campanhas de TV
Educação
Autor
Maria Isabel Orofino Schaefer
Orientação
Maria Luiza Belloni
Instituição
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Ano
1996
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Apresenta uma proposta de reflexão e ação sobre o papel da instituição escolar enquanto mediadora dos conteúdos veiculados pela mídia. O conceito de mediação é utilizado com base nas teorias dos estudos culturais latino-americanos e orienta nossa reflexão acerca das possibilidades de desenvolvimento de práticas educacionais críticas que dialoguem com as novas textualidades emergentes em nossa realidade sócio-histórica, sobretudo aquelas veiculadas pela televisão. Esta dissertação conta também com um capítulo realizado em vídeo. Um exemplo da ação desenvolvida nesta pesquisa com os adolescentes da oitava série da Escola Básica América Dutra Machado, comunidade Chico Mendes, Florianópolis, SC. O vídeo Recado da 81 é o resultado, portanto, de uma prática de mediação sobre AIDS e televisão, realizada naquela escola, no ano de 1995.
Palavras Chave
Aids; Representações Sociais; TV

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos, Organização da Inst. Não-Escolar