Qualidade de vida de professores de licenciaturas
Título
Qualidade de vida de professores de licenciaturas
Qualidade de vida de professores de licenciaturas
Autor
Fernanda Pires Bertuol Mateus Scheer
Fernanda Pires Bertuol Mateus Scheer
Orientação
Pura Lucia Oliver Martins
Pura Lucia Oliver Martins
Instituição
PUC-RS
PUC-RS
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Educação
Instituto de Educação
Ano
2007
2007
Cidade / UF
Curitiba/RS
Curitiba/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
O presente estudo objetivou avaliar a real qualidade de vida dos professores de licenciaturas, relacionando-a com sua concepção sobre o assunto, suas condições e seus estilos de vida. Para isso, partiu da compreensão desses profissionais como sujeitos e atores sociais e teve seu aporte teórico nas idéias desenvolvidas por Antônio Gramsci, Maurice Merleau-Ponty, Wagner Wey Moreira, Maria Isabel da Cunha, Antonio Ãlvaro Soares Zuin, e Edgar Morin. O instrumento de pesquisa, adaptado do WHOQOL – 100, foi aplicado a 50 professores dos cursos de licenciatura em Educação Física, Pedagogia, Biologia e Filosofia, de uma universidade particular e outra pública, localizadas em Curitiba, no Paraná. A relação entre a sua real qualidade de vida e sua concepção sobre este assunto se tornou ponto central de análise e discussão, a partir de uma pesquisa qualitativa, que utilizou-se de um questionário composto por questões abertas, fechadas e de múltipla escolha. O resultado geral da avaliação desse grupo pesquisado foi expresso pela nota 7,1, classificando a sua qualidade de vida como razoável. A análise de tal comprometimento foi viabilizada pela disposição dos resultados, por tipo de pergunta, nas categorias de fatores biológicos/físicos, psicológicos/afetivos, culturais/cognitivos e sociais/econômicos/laborais, destacando-se a boa qualificação desta última categoria, em contraponto com as outras, cujos aspectos foram classificados como razoáveis. O contexto em que a qualidade de vida desses professores foi analisada evidenciou a influência das demandas sociais ao seu trabalho, das exigências da própria prática pedagógica e, positivamente, do valor atribuído ao produto da ação docente, justificando a boa classificação dos fatores sociais, econômicos e laborais. Tendo em vista o potencial dos conceitos sobre o assunto para transformações necessárias e seu processo de construção, foram verificadas as situações mais comuns de reflexão dos professores com as menores médias, apontando para sua tendência de refletir frente a situações de conflito e problemas. Com isso, revela-se a importância práxis para a mudança desse quadro. Frente à mesma compreensão, as classificações atribuídas à sua qualidade de vida foram confrontadas aos seus conceitos, demonstrando uma relação de reciprocidade entre estes dois aspectos. Significativamente, o estudo salientou que a reestruturação de suas concepções pode subsidiar a melhoria da sua qualidade de vida. Contudo, algumas ações são indicadas aos professores para melhoria da sua qualidade de vida e às Instituições de Ensino Superior, com a mesma finalidade, tendo em vista que a repercussão desse cuidado se expande aos alunos, à própria instituição e à sociedade.
O presente estudo objetivou avaliar a real qualidade de vida dos professores de licenciaturas, relacionando-a com sua concepção sobre o assunto, suas condições e seus estilos de vida. Para isso, partiu da compreensão desses profissionais como sujeitos e atores sociais e teve seu aporte teórico nas idéias desenvolvidas por Antônio Gramsci, Maurice Merleau-Ponty, Wagner Wey Moreira, Maria Isabel da Cunha, Antonio Ãlvaro Soares Zuin, e Edgar Morin. O instrumento de pesquisa, adaptado do WHOQOL – 100, foi aplicado a 50 professores dos cursos de licenciatura em Educação Física, Pedagogia, Biologia e Filosofia, de uma universidade particular e outra pública, localizadas em Curitiba, no Paraná. A relação entre a sua real qualidade de vida e sua concepção sobre este assunto se tornou ponto central de análise e discussão, a partir de uma pesquisa qualitativa, que utilizou-se de um questionário composto por questões abertas, fechadas e de múltipla escolha. O resultado geral da avaliação desse grupo pesquisado foi expresso pela nota 7,1, classificando a sua qualidade de vida como razoável. A análise de tal comprometimento foi viabilizada pela disposição dos resultados, por tipo de pergunta, nas categorias de fatores biológicos/físicos, psicológicos/afetivos, culturais/cognitivos e sociais/econômicos/laborais, destacando-se a boa qualificação desta última categoria, em contraponto com as outras, cujos aspectos foram classificados como razoáveis. O contexto em que a qualidade de vida desses professores foi analisada evidenciou a influência das demandas sociais ao seu trabalho, das exigências da própria prática pedagógica e, positivamente, do valor atribuído ao produto da ação docente, justificando a boa classificação dos fatores sociais, econômicos e laborais. Tendo em vista o potencial dos conceitos sobre o assunto para transformações necessárias e seu processo de construção, foram verificadas as situações mais comuns de reflexão dos professores com as menores médias, apontando para sua tendência de refletir frente a situações de conflito e problemas. Com isso, revela-se a importância práxis para a mudança desse quadro. Frente à mesma compreensão, as classificações atribuídas à sua qualidade de vida foram confrontadas aos seus conceitos, demonstrando uma relação de reciprocidade entre estes dois aspectos. Significativamente, o estudo salientou que a reestruturação de suas concepções pode subsidiar a melhoria da sua qualidade de vida. Contudo, algumas ações são indicadas aos professores para melhoria da sua qualidade de vida e às Instituições de Ensino Superior, com a mesma finalidade, tendo em vista que a repercussão desse cuidado se expande aos alunos, à própria instituição e à sociedade.
Palavras Chave
qualidade de vida, prática pedagógica, formação de professor.
qualidade de vida, prática pedagógica, formação de professor.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor