Química: ciência e disciplina curricular, uma abordagem histórica

Título
Química: ciência e disciplina curricular, uma abordagem histórica
Autor
Elizabeth Weinhardt de Oliveira Scheffer
Orientação
José Alberto Pedra
Instituição
UFPR
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
1997
Cidade / UF
Curitiba/PR
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
No presente trabalho realizou-se uma análise hermenêutica de textos documentados e dados obtidos através de pesquisa bibliográfica sobre a história da química delineando os horizontes da construção desse conhecimento no contexto mundial e buscando seu desenvolvimento no Brasil como ciência e como disciplina curricular do ensino médio. Partindo-se da reflexão sobre os caminhos históricos da ciência química desenvolveu-se o estudo sobre a disciplina de química no currículo escolar brasileiro, verificando-se os objetivos desse ensino, as condições encontradas para sua efetivação, as alterações referentes à carga horária e programas observadas ao longo dos anos, desde sua existência como cadeira de química no período imperial até a presente data. Através do resgate histórico e do levantamento dos diferentes fatores que interferiam ou mesmo definiram o currículo escolar ao longo dos anos, pretende-se contribuir para o debate e para reflexão sobre o ensino de química no ensino médio.
Palavras Chave
História da Ciência, currículo, pesquisa bibliográfica.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Foco Temático
História do Ensino de Ciências