Química: ciência e disciplina curricular, uma abordagem histórica
Título
Química: ciência e disciplina curricular, uma abordagem histórica
Química: ciência e disciplina curricular, uma abordagem histórica
Autor
Elizabeth Weinhardt de Oliveira Scheffer
Elizabeth Weinhardt de Oliveira Scheffer
Orientação
José Alberto Pedra
José Alberto Pedra
Instituição
UFPR
UFPR
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
1997
1997
Cidade / UF
Curitiba/PR
Curitiba/PR
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
No presente trabalho realizou-se uma análise hermenêutica de textos documentados e dados obtidos através de pesquisa bibliográfica sobre a história da química delineando os horizontes da construção desse conhecimento no contexto mundial e buscando seu desenvolvimento no Brasil como ciência e como disciplina curricular do ensino médio. Partindo-se da reflexão sobre os caminhos históricos da ciência química desenvolveu-se o estudo sobre a disciplina de química no currículo escolar brasileiro, verificando-se os objetivos desse ensino, as condições encontradas para sua efetivação, as alterações referentes à carga horária e programas observadas ao longo dos anos, desde sua existência como cadeira de química no período imperial até a presente data. Através do resgate histórico e do levantamento dos diferentes fatores que interferiam ou mesmo definiram o currículo escolar ao longo dos anos, pretende-se contribuir para o debate e para reflexão sobre o ensino de química no ensino médio.
No presente trabalho realizou-se uma análise hermenêutica de textos documentados e dados obtidos através de pesquisa bibliográfica sobre a história da química delineando os horizontes da construção desse conhecimento no contexto mundial e buscando seu desenvolvimento no Brasil como ciência e como disciplina curricular do ensino médio. Partindo-se da reflexão sobre os caminhos históricos da ciência química desenvolveu-se o estudo sobre a disciplina de química no currículo escolar brasileiro, verificando-se os objetivos desse ensino, as condições encontradas para sua efetivação, as alterações referentes à carga horária e programas observadas ao longo dos anos, desde sua existência como cadeira de química no período imperial até a presente data. Através do resgate histórico e do levantamento dos diferentes fatores que interferiam ou mesmo definiram o currículo escolar ao longo dos anos, pretende-se contribuir para o debate e para reflexão sobre o ensino de química no ensino médio.
Palavras Chave
História da Ciência, currículo, pesquisa bibliográfica.
História da Ciência, currículo, pesquisa bibliográfica.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
História do Ensino de Ciências
História do Ensino de Ciências