A contribuição da história da Biologia na formação inicial de professores de Ciências Biológicas.
Título
A contribuição da história da Biologia na formação inicial de professores de Ciências Biológicas.
A contribuição da história da Biologia na formação inicial de professores de Ciências Biológicas.
Autor
Neusa Maria John Scheid
Neusa Maria John Scheid
Orientação
Nadir Ferrari
Nadir Ferrari
Instituição
UFSC
UFSC
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Centro de Ciências da Educação
Ano
2006
2006
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
A presente tese teve, como foco, a contribuição do uso da História da Biologia num curso de formação inicial de professores de Ciências Biológicas. A partir do pressuposto de que a concepção de Ciência do professor tem repercussões na forma de ensinar conteúdos científicos, especialmente temas mais polêmicos como são os relacionados à Biologia Molecular, utilizou-se a perspectiva epistemológica de Ludwik Fleck para: i) investigar os aspectos epistemológicos presentes na construção de um fato científico importante para a Ciência contemporânea, no caso a proposição de uma estrutura para o DNA; ii) investigar as concepções sobre a natureza da Ciência em estudantes de um curso de Ciências Biológicas; iii) verificar o conhecimento que os estudantes possuem da história da Biologia Molecular, bem como a importância que atribuem às biotecnologias, originadas a partir do desenvolvimento dessa área, e às implicações éticas do uso das novas biotecnologias. O trabalho empírico consistiu na realização de entrevistas semi-estruturadas e na aplicação de questionário envolvendo 31 estudantes de um Curso de Ciências Biológicas. Os resultados corroboraram pesquisas anteriores e sugeriram a necessidade de repensar a forma de ensinar/aprender Biologia. Para possibilitar uma formação inicial que proporcione uma educação científica atenta às exigências decorrentes do atual estado do conhecimento científico e suas aplicações tecnológicas, foram elaboradas algumas propostas de intervenção. Acredita-se que a implementação dessas propostas fornecerá os subsídios para preparar profissionais qualificados para atender aos desafios que a educação científica apresenta na contemporaneidade.
A presente tese teve, como foco, a contribuição do uso da História da Biologia num curso de formação inicial de professores de Ciências Biológicas. A partir do pressuposto de que a concepção de Ciência do professor tem repercussões na forma de ensinar conteúdos científicos, especialmente temas mais polêmicos como são os relacionados à Biologia Molecular, utilizou-se a perspectiva epistemológica de Ludwik Fleck para: i) investigar os aspectos epistemológicos presentes na construção de um fato científico importante para a Ciência contemporânea, no caso a proposição de uma estrutura para o DNA; ii) investigar as concepções sobre a natureza da Ciência em estudantes de um curso de Ciências Biológicas; iii) verificar o conhecimento que os estudantes possuem da história da Biologia Molecular, bem como a importância que atribuem às biotecnologias, originadas a partir do desenvolvimento dessa área, e às implicações éticas do uso das novas biotecnologias. O trabalho empírico consistiu na realização de entrevistas semi-estruturadas e na aplicação de questionário envolvendo 31 estudantes de um Curso de Ciências Biológicas. Os resultados corroboraram pesquisas anteriores e sugeriram a necessidade de repensar a forma de ensinar/aprender Biologia. Para possibilitar uma formação inicial que proporcione uma educação científica atenta às exigências decorrentes do atual estado do conhecimento científico e suas aplicações tecnológicas, foram elaboradas algumas propostas de intervenção. Acredita-se que a implementação dessas propostas fornecerá os subsídios para preparar profissionais qualificados para atender aos desafios que a educação científica apresenta na contemporaneidade.
Palavras Chave
Natureza da Ciência, formação de professores, epistemologia da Ciência, Fleck.
Natureza da Ciência, formação de professores, epistemologia da Ciência, Fleck.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores