Os conceitos de Genética e as implicações na docência.

Título
Os conceitos de Genética e as implicações na docência.
Autor
Neusa Maria John Scheid
Orientação
Maria Cristina Pansera-De-Araújo
Instituição
UNIJUÍ
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Departamento de Pedagogia
Ano
2001
Cidade / UF
Ijuí/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
A presente dissertação tratou da problemática envolvida no processo ensinar/aprender conceitos de Genética e buscou entender como os graduandos do curso de Ciências Biológicas construíram e operacionalizaram os conceitos científicos sobre a hereditariedade no seu cotidiano e na sua prática profissional. E, ainda, pretendeu investigar o papel da universidade na formação científica de graduandos, concluintes do Curso de Ciências Biológicas, suas implicações no exercício da docência, principalmente nos aspectos relacionados à Genética, de modo que se compreenda melhor o processo ensino-aprendizagem nessa área. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, coletivas, orais e escritas, ao longo de três meses durante a prática de ensino sob a forma de estágio supervisionado de 16 alunas e de um aluno do Curso de Ciências Biológicas da URI - Campus de Santo Ângelo-RS, no primeiro semestre do ano 2000. A metodologia utilizada nesse trabalho, envolvendo os graduandos em seus contextos acadêmicos e de iniciação profissional, possibilitou-lhes um aprimoramento do processo ensino-aprendizagem, já que os mesmos conseguiram perceber suas limitações e buscaram novas referências para sistematização. Por outro lado, também propiciou a reflexão sobre minha prática pedagógica (em Genética e Práticas de Ensino), levando-me a (re)pensar as profundas implicações que o conhecimento da Genética e suas aplicações tecnológicas têm sobre o mundo contemporâneo, acadêmico ou não, e das repercussões sobre a vida cotidiana dos cidadãos. Mostrou, ainda, que fatores precisam ser considerados no processo de formação inicial desses graduandos, que lhes permita significar, relacionar e operacionalizar os conceitos sobre hereditariedade na sua prática profissional.
Palavras Chave
Ensino-Aprendizagem; Genética; Contextualização; Formação de Professores.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Características do Aluno