A Biologia do amor e a Biologia do conhecimento de Humberto Maturana: contribuições à formação de professores e à educação ambiental
Título
A Biologia do amor e a Biologia do conhecimento de Humberto Maturana: contribuições à formação de professores e à educação ambiental
A Biologia do amor e a Biologia do conhecimento de Humberto Maturana: contribuições à formação de professores e à educação ambiental
Educação
Autor
Homero Alves Schlichting
Homero Alves Schlichting
Orientação
Valdo Barcelos
Valdo Barcelos
Instituição
UFSM
UFSM
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
CCE
CCE
Ano
2007
2007
Cidade / UF
Santa Maria/RS
Santa Maria/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
A presente dissertação resulta de pesquisa em torno da obra de Humberto Maturana, criador da Biologia do amor e da Biologia do conhecimento. Estas proposições, como espaços de reflexão, são também denominadas por este autor de: Matriz biológica e cultural da existência humana. O trabalho está dividido em três capítulos. No primeiro capítulo procuramos apresentar os contextos onde surgiu a pesquisa. Para isso explicitamos e refletimos sobre algumas passagens da história de vida do mestrando; trouxemos informações sobre a figura humana de Maturana; discutimos um pouco das inquietações de pesquisadores em ciências sociais e em educação em geral, quanto às possibilidades de superação do pensamento ocidental tradicional; e, trazemos algumas preocupações de pesquisadores na formação de professores e educação ambiental. No segundo capítulo apresentamos reflexões centrais propostas por Maturana ao estudar as origens do humano; nosso operar na linguagem em coordenações de coordenações consensuais de ações; as emoções como configurações que fluem na dinâmica do nosso sistema nervoso e organismo; o amor como emocionar básico que constitui o humano; o amor como fundamento do fenômeno social; o racional como um fenômeno que se fundamenta no emocionar e na linguagem; as culturas como redes de conversações; nós humanos como observadores na linguagem; e o giro ontológico e epistemológico que pode possibilitar um outro fazer e pensar. E, no terceiro capítulo, a partir das bases de reflexão centrais na Biologia do amor e na Biologia do conhecimento, procuramos trazer algumas discussões que possam contribuir para a formação de professores e para a educação ambiental. Para isso, a partir destas proposições centrais, discutimos sobre esse modo diferente de formular conceitos; discutimos algumas bases de reflexão; apresentamos alguns conceitos; sugerimos alguns espaços de reflexão pertinentes a formação de professores e a educação ambiental. Com este texto, pretendemos possibilitar um entendimento bastante abrangente a respeito dessa perspectiva oferecida por Maturana e algumas maneiras de refletir a partir delas sobre os fazeres dos professores ao atuar e entender essas situações particulares da educação. Acreditamos que esse entendimento, efetivamente, acontece na medida da nossa disposição em olhar a origem do conhecimento a partir do nosso operar como seres vivos humanos, e, para isso, levemos em conta as nossas possibilidades biológicas, olhando-as do modo que procuramos trazê-las para as reflexões aqui sugeridas.
A presente dissertação resulta de pesquisa em torno da obra de Humberto Maturana, criador da Biologia do amor e da Biologia do conhecimento. Estas proposições, como espaços de reflexão, são também denominadas por este autor de: Matriz biológica e cultural da existência humana. O trabalho está dividido em três capítulos. No primeiro capítulo procuramos apresentar os contextos onde surgiu a pesquisa. Para isso explicitamos e refletimos sobre algumas passagens da história de vida do mestrando; trouxemos informações sobre a figura humana de Maturana; discutimos um pouco das inquietações de pesquisadores em ciências sociais e em educação em geral, quanto às possibilidades de superação do pensamento ocidental tradicional; e, trazemos algumas preocupações de pesquisadores na formação de professores e educação ambiental. No segundo capítulo apresentamos reflexões centrais propostas por Maturana ao estudar as origens do humano; nosso operar na linguagem em coordenações de coordenações consensuais de ações; as emoções como configurações que fluem na dinâmica do nosso sistema nervoso e organismo; o amor como emocionar básico que constitui o humano; o amor como fundamento do fenômeno social; o racional como um fenômeno que se fundamenta no emocionar e na linguagem; as culturas como redes de conversações; nós humanos como observadores na linguagem; e o giro ontológico e epistemológico que pode possibilitar um outro fazer e pensar. E, no terceiro capítulo, a partir das bases de reflexão centrais na Biologia do amor e na Biologia do conhecimento, procuramos trazer algumas discussões que possam contribuir para a formação de professores e para a educação ambiental. Para isso, a partir destas proposições centrais, discutimos sobre esse modo diferente de formular conceitos; discutimos algumas bases de reflexão; apresentamos alguns conceitos; sugerimos alguns espaços de reflexão pertinentes a formação de professores e a educação ambiental. Com este texto, pretendemos possibilitar um entendimento bastante abrangente a respeito dessa perspectiva oferecida por Maturana e algumas maneiras de refletir a partir delas sobre os fazeres dos professores ao atuar e entender essas situações particulares da educação. Acreditamos que esse entendimento, efetivamente, acontece na medida da nossa disposição em olhar a origem do conhecimento a partir do nosso operar como seres vivos humanos, e, para isso, levemos em conta as nossas possibilidades biológicas, olhando-as do modo que procuramos trazê-las para as reflexões aqui sugeridas.
Palavras Chave
Humberto Maturana; Educação Ambiental .
Humberto Maturana; Educação Ambiental .
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
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Área do conteudo
Biologia
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Foco Temático
Formação de Professores
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