Vestígios CTS no discurso de licenciandos em Ciências da UFSC.
Título
Vestígios CTS no discurso de licenciandos em Ciências da UFSC.
Vestígios CTS no discurso de licenciandos em Ciências da UFSC.
Educação Científica e Tecnológica
Autor
Alice Vianna Schmall
Alice Vianna Schmall
Orientação
Suzani Cassiani de Souza
Suzani Cassiani de Souza
Instituição
UFSC
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
PPG - Educação Tecnológica
PPG - Educação Tecnológica
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
A pesquisa configura-se como um estudo sobre a forma como alguns estagiários da Licenciatura em Ciências, na Universidade Federal de Santa Catarina, estão significando a perspectiva de ensino Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS), em seus relatórios de estágio. Utilizando a Análise do Discurso (AD) de linha francesa como referencial principalmente teórico, mas também metodológico, a autora analisa dois relatórios de estágio em busca de vestígios da perspectiva de ensino CTS, nos objetivos e metodologias propostos pelos autores dos relatórios. Apresenta o modo pelo qual o assunto foi trabalhado em três disciplinas do referido curso, com o intuito de esclarecer as condições de produção dos discursos dos estagiários sobre o conteúdo da análise. Utilizando-se de noções-chave da AD tais como os mecanismos "imaginário", "antecipação" e o "interdiscurso", aponta para deslizamentos de sentidos, em relação aos pressupostos de um ensino numa perspectiva CTS, nos relatórios analisados, e propõem ações metodológicas como possibilidades de adequação da inserção das discussões sobre CTS nas referidas disciplinas.
A pesquisa configura-se como um estudo sobre a forma como alguns estagiários da Licenciatura em Ciências, na Universidade Federal de Santa Catarina, estão significando a perspectiva de ensino Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS), em seus relatórios de estágio. Utilizando a Análise do Discurso (AD) de linha francesa como referencial principalmente teórico, mas também metodológico, a autora analisa dois relatórios de estágio em busca de vestígios da perspectiva de ensino CTS, nos objetivos e metodologias propostos pelos autores dos relatórios. Apresenta o modo pelo qual o assunto foi trabalhado em três disciplinas do referido curso, com o intuito de esclarecer as condições de produção dos discursos dos estagiários sobre o conteúdo da análise. Utilizando-se de noções-chave da AD tais como os mecanismos "imaginário", "antecipação" e o "interdiscurso", aponta para deslizamentos de sentidos, em relação aos pressupostos de um ensino numa perspectiva CTS, nos relatórios analisados, e propõem ações metodológicas como possibilidades de adequação da inserção das discussões sobre CTS nas referidas disciplinas.
Palavras Chave
Formação Inicial; Abordagens CTS; Análise de Discurso.
Formação Inicial; Abordagens CTS; Análise de Discurso.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas