Vestígios CTS no discurso de licenciandos em Ciências da UFSC.

Título
Vestígios CTS no discurso de licenciandos em Ciências da UFSC.
Educação Científica e Tecnológica
Autor
Alice Vianna Schmall
Orientação
Suzani Cassiani de Souza
Instituição
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
PPG - Educação Tecnológica
Ano
2009
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
A pesquisa configura-se como um estudo sobre a forma como alguns estagiários da Licenciatura em Ciências, na Universidade Federal de Santa Catarina, estão significando a perspectiva de ensino Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS), em seus relatórios de estágio. Utilizando a Análise do Discurso (AD) de linha francesa como referencial principalmente teórico, mas também metodológico, a autora analisa dois relatórios de estágio em busca de vestígios da perspectiva de ensino CTS, nos objetivos e metodologias propostos pelos autores dos relatórios. Apresenta o modo pelo qual o assunto foi trabalhado em três disciplinas do referido curso, com o intuito de esclarecer as condições de produção dos discursos dos estagiários sobre o conteúdo da análise. Utilizando-se de noções-chave da AD tais como os mecanismos "imaginário", "antecipação" e o "interdiscurso", aponta para deslizamentos de sentidos, em relação aos pressupostos de um ensino numa perspectiva CTS, nos relatórios analisados, e propõem ações metodológicas como possibilidades de adequação da inserção das discussões sobre CTS nas referidas disciplinas.
Palavras Chave
Formação Inicial; Abordagens CTS; Análise de Discurso.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Currículos e Programas