Um currículo de Física para as primeiras séries do Ensino Fundamental

Título
Um currículo de Física para as primeiras séries do Ensino Fundamental
Autor
Carlos Schroeder
Orientação
Marco Antonio Moreira
Instituição
UFRGS
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2004
/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
A presente dissertação oferece o relato de um programa desenvolvido para crianças de idades entre sete e dez anos, às quais foi oferecida a oportunidade de aprender Física através de atividades do tipo mão-na-massa (hands-on) como parte de um ensino baseado em projetos de pesquisa (inquiry-based). Esse programa foi desenvolvido na Escola Pnanamericana de Porto Alegre, além de ter incluído, em 2003, uma série de oficinas de Física com uma turma de quarta série do Colégio Bom Conselho, também de Porto Alegre. O referencial teórico que dá suporte a este trabalho é o Construtivismo, com destaque aos estágios de desenvolvimento de Piaget, a importância da interação social de Vogotsky e os Campos Conceituais de Vergnaud. Os resultados colhidos ao longo desse período mostram, além do enstusiasmo da maioria da crianças, um claro desenvolvimento em suas capacidades de observar fenômenos, propor teorias baseadas nessas observações e analisar criticamente essas teorias à luz de novas situações e novos dados observados. Também tem sido observada uma atitude continuamente mais independente por parte dessas crianças, que passaram a tomar a iniciativa de desenvolver projetos de pesquisa, construir modelos e propor testes às suas próprias teorias. Também são discutidas opções para o desenvolvimento de programas semelhantes em outras escolas.
Palavras Chave
Ensino de Física

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método