O Uso do Laboratório de Ensino de Química como Ferramenta: Investigando as Concepções de Licenciandos de Química sobre o POE.

Título
O Uso do Laboratório de Ensino de Química como Ferramenta: Investigando as Concepções de Licenciandos de Química sobre o POE.
Ensino De Ciências E Matemática
Autor
Maria Cristina Aguirre Schwahn
Orientação
Edson Roberto Oiagen
Instituição
ULBRA
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2008
/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Este trabalho investigou as percepções com que futuros professores de Química analisam a importância do uso do Laboratório de Química (LQ) no ensino e aprendizagem na Educação Básica, relacionando indicadores que apontem a evolução de suas concepções sobre o uso da experimentação utilizando como estratégia didática a abordagem POE. (Predizer, Observar, Explicar), aqui adaptada para realização e experimentos. Refere-se a uma pesquisa qualitativa, que compara indicadores obtidos nas respostas através de uma matriz comparativa. A coleta de dados foi realizada em cinco encontros consecutivos realizados no mês de outubro de 2007 com uma turma de Estágio Supervisionado II de um curso de Licenciatura em Química. Os resultados encontrados apontam que os professores em formação inicial (re) conceituam o papel do LQ, criando possibilidades de relações que podem ser estabelecidas entra a prática e a teoria.
Palavras Chave
Formação inicial de Professores, Laboratório de Química

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Química
Foco Temático
Formação de Professores