O trabalho em campo no ensino da botânica no curso de Biologia: contribuições para o processo ensino-aprendizagem e para a Educação Ambiental.
Título
O trabalho em campo no ensino da botânica no curso de Biologia: contribuições para o processo ensino-aprendizagem e para a Educação Ambiental.
O trabalho em campo no ensino da botânica no curso de Biologia: contribuições para o processo ensino-aprendizagem e para a Educação Ambiental.
Autor
Janice Schwantes
Janice Schwantes
Orientação
Rossano André Dal-Farra
Rossano André Dal-Farra
Instituição
ULBRA
ULBRA
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2008
2008
Cidade / UF
Canoas/RS
Canoas/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
O trabalho em campo representa um método eficiente no ensino de Botânica como uma atividade complementar às aulas teóricas, tornando possível a aprendizagem significativa pelo maior conhecimento das espécies nativas locais e contribuindo para a Educação Ambiental. Portanto, avaliar as aulas de campo permite uma melhor compreensão a respeito do ensino de Botânica nos cursos de Graduação e Pós- graduação em Biologia, sendo este o objetivo desta pesquisa.Dados de 62 questionários aplicados a estudantes e 15 a profissionais formados em Biologia foram analisados.Análises adicionais envolvendo observação participativa de trabalhos em campo e entrevistas também se constituíram em objetos de coleta de dados para este estudo, com os resultados demonstrando as contribuições do trabalho em campo para o ensino da Botânica e para a Educação Ambiental.
O trabalho em campo representa um método eficiente no ensino de Botânica como uma atividade complementar às aulas teóricas, tornando possível a aprendizagem significativa pelo maior conhecimento das espécies nativas locais e contribuindo para a Educação Ambiental. Portanto, avaliar as aulas de campo permite uma melhor compreensão a respeito do ensino de Botânica nos cursos de Graduação e Pós- graduação em Biologia, sendo este o objetivo desta pesquisa.Dados de 62 questionários aplicados a estudantes e 15 a profissionais formados em Biologia foram analisados.Análises adicionais envolvendo observação participativa de trabalhos em campo e entrevistas também se constituíram em objetos de coleta de dados para este estudo, com os resultados demonstrando as contribuições do trabalho em campo para o ensino da Botânica e para a Educação Ambiental.
Palavras Chave
trabalho em campo, aprendizagem significativa, Botânica, Educação Ambiental.
trabalho em campo, aprendizagem significativa, Botânica, Educação Ambiental.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método