Construção de um instrumento de avaliação de atitudes frente à história da ciência e sua utilização no ensino
Título
Construção de um instrumento de avaliação de atitudes frente à história da ciência e sua utilização no ensino
Construção de um instrumento de avaliação de atitudes frente à história da ciência e sua utilização no ensino
Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática
Autor
Raquel Carmen de Oliveira Scoaris
Raquel Carmen de Oliveira Scoaris
Orientação
Ana Maria Teresa Benevides Pereira
Ana Maria Teresa Benevides Pereira
Instituição
UEM
UEM
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2007
2007
Cidade / UF
Maringá/PR
Maringá/PR
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
A inclusão da História da Ciência como parte da formação do professor de ciências tem sido defendida por diversos pesquisadores, que afirmam que um professor deve ter um conhecimento mínimo de aspectos sociais da ciência. Nesse sentido, torna-se importante conhecer a atitude que estudantes têm diante da História da Ciência. Estas atitudes podem ser evidenciadas por meio de um instrumento de avaliação, que forneçam indícios de como eles se posicionam, possibilitando inferir sua influência na prática pedagógica. No presente trabalho foi elaborado um instrumento de avaliação por meio de uma escala métrica, visando avaliar as atitudes de estudantes de licenciatura em Ciências (física, química, biologia, geografia, matemática), a respeito do uso da História da Ciência no ensino. Na etapa inicial foram produzidos 96 itens baseados em levantamento de literatura acerca da História da Ciência e de seu uso no ensino. Cada item corresponde a uma afirmação que deverá ser respondida por meio de uma escala do tipo Likert. De início, os itens foram agrupados em cinco fatores: I. Conhecimento de História da Ciência (HC), II. Reconhecimento da HC como importante, III. Reconhecimento da HC como relevante no ensino. IV. Influência da HC na própria formação. V. O professor e sua relação com a História da Ciência. Como parte da validação do mesmo, o instrumento foi inicialmente avaliado por onze juízes, especialistas em História da Ciência, Educação e Psicologia, que se manifestaram sobre a clareza e classificação de cada item, bem como sua pertinência no instrumento. Após esta etapa, permaneceram 89 itens. Posteriormente, o instrumento foi submetido a uma amostra de 201 estudantes do 2º, 3° e 4° séries de licenciatura dos cursos citados, de uma Universidade paranaense. As respostas foram submetidas a análises estatísticas pelo programa SPSS® v.13, a fim de se verificar sua validade. Análises descritivas, de fiabilidade e fatoriais foram efetuadas, bem como eliminados os itens pouco significativos ou que apresentavam dificuldade de resposta por parte dos integrantes da amostra. O resultado final indicou para um questionário contendo 33 itens, subdivididos em 3 fatores I. Importância da História da Ciência no ensino; II. Insegurança em relação a História da Ciência; III. Conhecimento de História e da natureza da Ciência, com cargas fatoriais entre 0,799 - 0,373 e alfas de 0,921, 0,716 e 0,581, respectivamente. Estes resultados evidenciam que o instrumento proposto possui qualidades psicométricas adequadas para avaliar atitudes desses licenciandos frente ao uso de História da Ciência no ensino.
A inclusão da História da Ciência como parte da formação do professor de ciências tem sido defendida por diversos pesquisadores, que afirmam que um professor deve ter um conhecimento mínimo de aspectos sociais da ciência. Nesse sentido, torna-se importante conhecer a atitude que estudantes têm diante da História da Ciência. Estas atitudes podem ser evidenciadas por meio de um instrumento de avaliação, que forneçam indícios de como eles se posicionam, possibilitando inferir sua influência na prática pedagógica. No presente trabalho foi elaborado um instrumento de avaliação por meio de uma escala métrica, visando avaliar as atitudes de estudantes de licenciatura em Ciências (física, química, biologia, geografia, matemática), a respeito do uso da História da Ciência no ensino. Na etapa inicial foram produzidos 96 itens baseados em levantamento de literatura acerca da História da Ciência e de seu uso no ensino. Cada item corresponde a uma afirmação que deverá ser respondida por meio de uma escala do tipo Likert. De início, os itens foram agrupados em cinco fatores: I. Conhecimento de História da Ciência (HC), II. Reconhecimento da HC como importante, III. Reconhecimento da HC como relevante no ensino. IV. Influência da HC na própria formação. V. O professor e sua relação com a História da Ciência. Como parte da validação do mesmo, o instrumento foi inicialmente avaliado por onze juízes, especialistas em História da Ciência, Educação e Psicologia, que se manifestaram sobre a clareza e classificação de cada item, bem como sua pertinência no instrumento. Após esta etapa, permaneceram 89 itens. Posteriormente, o instrumento foi submetido a uma amostra de 201 estudantes do 2º, 3° e 4° séries de licenciatura dos cursos citados, de uma Universidade paranaense. As respostas foram submetidas a análises estatísticas pelo programa SPSS® v.13, a fim de se verificar sua validade. Análises descritivas, de fiabilidade e fatoriais foram efetuadas, bem como eliminados os itens pouco significativos ou que apresentavam dificuldade de resposta por parte dos integrantes da amostra. O resultado final indicou para um questionário contendo 33 itens, subdivididos em 3 fatores I. Importância da História da Ciência no ensino; II. Insegurança em relação a História da Ciência; III. Conhecimento de História e da natureza da Ciência, com cargas fatoriais entre 0,799 - 0,373 e alfas de 0,921, 0,716 e 0,581, respectivamente. Estes resultados evidenciam que o instrumento proposto possui qualidades psicométricas adequadas para avaliar atitudes desses licenciandos frente ao uso de História da Ciência no ensino.
Palavras Chave
História da Ciência, Instrumento de avaliação, formação inicial.
História da Ciência, Instrumento de avaliação, formação inicial.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor