Modelos organizadores de pensamento físico: um estudo com crianças indígenas e não indígenas.

Título
Modelos organizadores de pensamento físico: um estudo com crianças indígenas e não indígenas.
Autor
Carmen Campoy Scriptori
Orientação
Orly Zucatto Mantovani de Assis
Instituição
UNICAMP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1998
Cidade / UF
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
O presente estudo investiga os modelos mentais organizadores de pensamento físico, como fonte de interpretação do real na construção de conhecimentos, fundamentando-se na teoria Genético-Construtivista de Jean Piaget e na teoria dos Modelos Organizadores de Montserrat Moreno Marimón. A ideia de que a aquisição do conhecimento físico sobre a mecânica do movimento dos corpos supõe uma gênese de modelos mentais organizadores de pensamento, conduziu à verificação da hipótese da existência de uma correspondência entre os tipos de modelos encontrados em sujeitos espanhóis e os utilizados por jovens e crianças de nosso país, bem como o alcance da influência escolar na constituição desses modelos. A amostra contemplou sujeitos brasileiros entre 6 e 16 anos de idade vivendo em diferentes ambiente culturais. O grupo A foi composto por sujeitos da cidade de Campinas - SP e o grupo B por sujeitos indígenas do município de Tangará da Serra - MT. Os resultados da amostra populacional brasileira demonstram a existência da mesma gênese de modelos encontrados em escolares espanhóis por Moreno Marimón, bem como evidencia o papel desempenhado pelo ensino na construção desses modelos.
Palavras Chave
Física, Desenvolvimento Cognitivo, Modelos Mentais, Índios.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Características do Aluno