Matemática e Educação Ambiental: uma proposta com Projetos de Trabalho no Ensino Fundamental.
Título
Matemática e Educação Ambiental: uma proposta com Projetos de Trabalho no Ensino Fundamental.
Matemática e Educação Ambiental: uma proposta com Projetos de Trabalho no Ensino Fundamental.
Autor
Tânia Elisa Seibert
Tânia Elisa Seibert
Orientação
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
Instituição
ULBRA
ULBRA
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Ano
2005
2005
Cidade / UF
Canoas/RS
Canoas/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Este trabalho objetivou verificar a possibilidade de desenvolver uma metodologia adequada para implementação de projetos de trabalho, como proposta alternativa de ensino, adaptável a diferentes temas e desenvolvido dentro do currículo de Matemática do Ensino Fundamental, projeto esse que tem a Matemática como gestora, mas tem caráter interdisciplinar. A pesquisa justifica-se em função das necessidades dos cidadãos da sociedade do conhecimento, das exigências do mercado de trabalho do século XXI, do tratamento da informação e da adaptação da prática escolar aos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), que apontam para a necessidade do tratamento de temas sociais relevantes e sugerem que isso se faça em todos os Componentes Curriculares. Tendo o Colégio Sinodal, instituição da rede particular de ensino do município de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, como local de pesquisa, foi aplicado o projeto de trabalho "Matemática Viva", que, além do objetivo descrito acima, investigou a utilização, por parte dos alunos, de conteúdos conceituais (matemáticos e estatísticos) e conteúdos procedimentais no desenvolvimento do projeto. A pesquisa foi aplicada em 54 sujeitos, estudantes de 8ª série do Ensino Fundamental. Os dados foram levantados através de diferentes instrumentos, como: questionários do tipo lápis e papel, filmagens, gravações de voz, registros das etapas e observações do professor/pesquisador. Os dados foram analisados pelo professor/pesquisador, embasado na fundamentação teórica que sustenta essa pesquisa, e os resultados decorrentes dessa análise foram apresentados através de tabelas. Sobre os conteúdos conceituais, os resultados revelam que em 100% dos trabalhos, mesmo partindo de um tema extramatemático, foram utilizados conteúdos matemáticos e estatísticos, destacando-se os ligados à proporcionalidade, à porcentagem, aos sistemas de unidades de medida, ao levantamento de dados, à expressão dos resultados através de gráficos e à análise crítica dos mesmos. Já sobre os conteúdos procedimentais destaca-se a possibilidade que o desenvolvimento de um projeto de trabalho proporciona aos professores, de incorporar a sua práxis, diferentes procedimentos, ampliando a busca de importantes competências. Destacam-se entre os procedimentos os que levam à elaboração e a leitura de gráficos e ao intercâmbio lingüístico. As contribuições dessa pesquisa estão no fato de que foi possível relacionar o estudo da Matemática ao estudo de temas relevantes, nesse caso a Educação Ambiental, oportunizando que, dessa forma, o aluno perceba os elos naturais entre as diferentes áreas de conhecimento e reflita sobre assuntos de urgência social. Também foi possível contextualizar, revisar e introduzir novos conteúdos, específicos da Matemática, e colocar os alunos frente a um levantamento estatístico, permitindo que esses vivenciem todas as suas fases. Além desses itens, a metodologia desenvolvida e relatada no trabalho, pode nortear os professores de diferentes Componentes Curriculares, em relação ao uso de projetos de trabalho no processo educativo.
Este trabalho objetivou verificar a possibilidade de desenvolver uma metodologia adequada para implementação de projetos de trabalho, como proposta alternativa de ensino, adaptável a diferentes temas e desenvolvido dentro do currículo de Matemática do Ensino Fundamental, projeto esse que tem a Matemática como gestora, mas tem caráter interdisciplinar. A pesquisa justifica-se em função das necessidades dos cidadãos da sociedade do conhecimento, das exigências do mercado de trabalho do século XXI, do tratamento da informação e da adaptação da prática escolar aos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), que apontam para a necessidade do tratamento de temas sociais relevantes e sugerem que isso se faça em todos os Componentes Curriculares. Tendo o Colégio Sinodal, instituição da rede particular de ensino do município de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, como local de pesquisa, foi aplicado o projeto de trabalho "Matemática Viva", que, além do objetivo descrito acima, investigou a utilização, por parte dos alunos, de conteúdos conceituais (matemáticos e estatísticos) e conteúdos procedimentais no desenvolvimento do projeto. A pesquisa foi aplicada em 54 sujeitos, estudantes de 8ª série do Ensino Fundamental. Os dados foram levantados através de diferentes instrumentos, como: questionários do tipo lápis e papel, filmagens, gravações de voz, registros das etapas e observações do professor/pesquisador. Os dados foram analisados pelo professor/pesquisador, embasado na fundamentação teórica que sustenta essa pesquisa, e os resultados decorrentes dessa análise foram apresentados através de tabelas. Sobre os conteúdos conceituais, os resultados revelam que em 100% dos trabalhos, mesmo partindo de um tema extramatemático, foram utilizados conteúdos matemáticos e estatísticos, destacando-se os ligados à proporcionalidade, à porcentagem, aos sistemas de unidades de medida, ao levantamento de dados, à expressão dos resultados através de gráficos e à análise crítica dos mesmos. Já sobre os conteúdos procedimentais destaca-se a possibilidade que o desenvolvimento de um projeto de trabalho proporciona aos professores, de incorporar a sua práxis, diferentes procedimentos, ampliando a busca de importantes competências. Destacam-se entre os procedimentos os que levam à elaboração e a leitura de gráficos e ao intercâmbio lingüístico. As contribuições dessa pesquisa estão no fato de que foi possível relacionar o estudo da Matemática ao estudo de temas relevantes, nesse caso a Educação Ambiental, oportunizando que, dessa forma, o aluno perceba os elos naturais entre as diferentes áreas de conhecimento e reflita sobre assuntos de urgência social. Também foi possível contextualizar, revisar e introduzir novos conteúdos, específicos da Matemática, e colocar os alunos frente a um levantamento estatístico, permitindo que esses vivenciem todas as suas fases. Além desses itens, a metodologia desenvolvida e relatada no trabalho, pode nortear os professores de diferentes Componentes Curriculares, em relação ao uso de projetos de trabalho no processo educativo.
Palavras Chave
Matemática, Educação Ambiental, Ensino Fundamental
Matemática, Educação Ambiental, Ensino Fundamental
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Educação Ambiental, Geral
Educação Ambiental, Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método
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