A Construção de um Centro de Educação Ambiental e sua Análise a partir da Percepção de um grupo de Professores: o projeto Caá-etê em ação.

Título
A Construção de um Centro de Educação Ambiental e sua Análise a partir da Percepção de um grupo de Professores: o projeto Caá-etê em ação.
Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente
Autor
Klinger Vieira Senra
Orientação
Antonio Carlos de Miranda
Instituição
UNIPLI
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2008
/RJ
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Este estudo apresenta detalhadamente os processos que conduziram à criação de um CEA – Centro de Educação Ambiental e analisa sua performance após a realização de um curso Básico de EA- Educação Ambiental com um grupo de professores da rede pública de educação municipal. Busca explicar a Educação Ambiental do século XXI e seu caráter socioambiental como uma necessidade de sobrevida do planeta. O que norteia diretamente a pesquisa é a necessidade de ampliação de espaços qualificados para desenvolvimento de processos críticos de EA, principalmente em cidades de pequeno porte, como a de Além Paraíba – MG, carentes de espaços estruturados como museus e zoológicos, etc. Para tanto a pesquisa buscou conhecer o que se define como CEA realizando um recorte dos mesmos em seus aspectos históricos, estruturais e principalmente pedagógicos. Após estas analises descreve passo a passo o planejamento e implantação de um CEA e um projeto de educação ambiental – PROJETO CAÁ-ETÊ (palavra indígena que significa Floresta Verdadeira), em uma Fazenda, observando seus múltiplos aspectos, inclusive funcionais e abrindo novas perspectivas também para o ensino de ciências. Complementa ainda a importância do CEA neste espaço ao analisar as transformações, através de externalidades orais com um grupo de professores ao percorrem uma trilha interpretativa e discutirem conceitos básicos de fundamentos e estratégias de EA. Considera este modelo de CEA, após a comprovação da eficiência do mesmo, uma excelente alternativa a ser implantada Brasil afora, como resgate histórico, cultural e de aprofundamento da análise crítica e participativa das questões socioambientais, principalmente regionalizadas, apresentando-a de forma sistematizada em um CD orientativo.
Palavras Chave
Educação Ambiental, Centro de Educação Ambiental, Ensino de Ciências, Percepção Ambiental.

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Educação Ambiental
Foco Temático
Organização da Inst. Não-Escolar