Observação de aves como estratégia de ensino de Ecologia/Educação Ambiental.
Título
Observação de aves como estratégia de ensino de Ecologia/Educação Ambiental.
Observação de aves como estratégia de ensino de Ecologia/Educação Ambiental.
Autor
Ricardo Pereira Sepini
Ricardo Pereira Sepini
Orientação
Maria Delourdes Maciel
Maria Delourdes Maciel
Instituição
UNICSUL
UNICSUL
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2010
2010
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Este trabalho nasceu da necessidade profissional e pessoal de contribuir com a Preservação Ambiental, Processo Educacional e a Formação para a Cidadania no Município de Paraguaçu, Sul do Estado de Minas Gerais. O trabalho teve como alicerce a observação de aves, devido à facilidade de condução da observação na cidade, além da atração que elas exercem sobre as pessoas. O objetivo foi identificar as atitudes e interesses dos alunos do Ensino Médio e graduandos de Ciências Biológicas (moradores de Paraguaçu-MG) sobre a avifauna local; realizar Observação de aves no Parque Municipal Coronel Olyntho Oliveira Leite e coletar os dados para a construção de um CD-ROM que possa servir de apoio como recurso didático para o trabalho dos professores, educadores ambientais, comunidade e demais interessados pelo tema. Como abordagem metodológica, optamos, num primeiro momento, por buscar dados mais extensos (questionários) e, num segundo momento dados mais intensos (observação em campo). Para a realização das observações em campo recorremos aos alunos (as) do primeiro período da Graduação em Ciências Biológicas do Centro Superior de Ensino e Pesquisa de Machado – MG (CESEP), residentes em Paraguaçu-MG. Até o ano de 2005 havia o registro de apenas 26 espécies de aves. Com o trabalho realizado conseguimos catalogar um total de 50 espécies de aves. Os resultados evidenciaram que a atividade de observação de aves contribui para a formação do cidadão em diversos níveis. Concluiu-se que a Observação de Aves vem a ser uma estratégia de educação ambiental e de conservação da biodiversidade, já que favorece a consciência ecológica dos praticantes.
Este trabalho nasceu da necessidade profissional e pessoal de contribuir com a Preservação Ambiental, Processo Educacional e a Formação para a Cidadania no Município de Paraguaçu, Sul do Estado de Minas Gerais. O trabalho teve como alicerce a observação de aves, devido à facilidade de condução da observação na cidade, além da atração que elas exercem sobre as pessoas. O objetivo foi identificar as atitudes e interesses dos alunos do Ensino Médio e graduandos de Ciências Biológicas (moradores de Paraguaçu-MG) sobre a avifauna local; realizar Observação de aves no Parque Municipal Coronel Olyntho Oliveira Leite e coletar os dados para a construção de um CD-ROM que possa servir de apoio como recurso didático para o trabalho dos professores, educadores ambientais, comunidade e demais interessados pelo tema. Como abordagem metodológica, optamos, num primeiro momento, por buscar dados mais extensos (questionários) e, num segundo momento dados mais intensos (observação em campo). Para a realização das observações em campo recorremos aos alunos (as) do primeiro período da Graduação em Ciências Biológicas do Centro Superior de Ensino e Pesquisa de Machado – MG (CESEP), residentes em Paraguaçu-MG. Até o ano de 2005 havia o registro de apenas 26 espécies de aves. Com o trabalho realizado conseguimos catalogar um total de 50 espécies de aves. Os resultados evidenciaram que a atividade de observação de aves contribui para a formação do cidadão em diversos níveis. Concluiu-se que a Observação de Aves vem a ser uma estratégia de educação ambiental e de conservação da biodiversidade, já que favorece a consciência ecológica dos praticantes.
Palavras Chave
Ecologia, Educação Ambiental, estratégia didática, material didático.
Ecologia, Educação Ambiental, estratégia didática, material didático.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio, Ensino Superior
Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método