Para além dos domínios da mata: uma discussão sobre o processo de preservação da reserva da Mata Santa Genebra
Título
Para além dos domínios da mata: uma discussão sobre o processo de preservação da reserva da Mata Santa Genebra
Para além dos domínios da mata: uma discussão sobre o processo de preservação da reserva da Mata Santa Genebra
Autor
Silvia Maria Serrão
Silvia Maria Serrão
Orientação
Hilário Fracalanza
Hilário Fracalanza
Instituição
UNICAMP
UNICAMP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2002
2002
Cidade / UF
Campinas/SP
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
O presente trabalho de pesquisa discute os limites e possibilidades das estratégias de preservação de fragmentos florestais no Brasil. O foco central da discussão está baseado nas representações e significados do mundo natural, em particular a mata da reserva de Santa Genebra, Campinas/SP, para diferentes atores sociais; na análise de como o conhecimento científico modela e regulamenta os usos desses fragmentos florestais através dos planos de manejo; e da intrincada relação que os seres humanos estabelecem com os elementos do mundo natural, e entre si, no processo de identificações. Ciente de todas as dificuldades que existem no processo de materializar o desejo da preservação fantasmática dessas reservas florestais sinalizam-se possíveis rumos para o desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental, e para a conservação dessas áreas numa perspectiva democrática.
O presente trabalho de pesquisa discute os limites e possibilidades das estratégias de preservação de fragmentos florestais no Brasil. O foco central da discussão está baseado nas representações e significados do mundo natural, em particular a mata da reserva de Santa Genebra, Campinas/SP, para diferentes atores sociais; na análise de como o conhecimento científico modela e regulamenta os usos desses fragmentos florestais através dos planos de manejo; e da intrincada relação que os seres humanos estabelecem com os elementos do mundo natural, e entre si, no processo de identificações. Ciente de todas as dificuldades que existem no processo de materializar o desejo da preservação fantasmática dessas reservas florestais sinalizam-se possíveis rumos para o desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental, e para a conservação dessas áreas numa perspectiva democrática.
Palavras Chave
proposta de ensino.
proposta de ensino.
Classificações
Nível escolar
Geral
Geral
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método