Reflexões sobre um projeto de formação continua de professores.

Título
Reflexões sobre um projeto de formação continua de professores.
Autor
George Kouzo Shinomiya
Orientação
Mikiya Muramatsu
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Ano
2003
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Esta é uma pesquisa do tipo qualitativa que aborda um projeto de formação continuada de professores desenvolvido em forma de curso. A proposta do curso foi desenvolver o conteúdo específico de óptica através de uma abordagem experimental, utilizando um kit de óptica por nós desenvolvido e outras atividades utilizando materiais de fácil acesso. O curso analisado foi realizado com um grupo de professores de física da região do Vale do Ribeira. A questão central desse trabalho é a reflexão em torno da formação do professor, englobando a questão da formação inicial e o reconhecimento das idéias desenvolvidas no curso. Para o levantamento do problema consideramos alguns depoimentos dos professores participantes dos cursos anteriores. Para a análise do problema utilizamos as falas dos professores obtidas através de uma entrevista, realizada aproximadamente um ano e meio após o término do curso. Das análises realizadas pudemos constatar o problema de nossa política pública educacional na questão do ensino superior, evidenciado pela má formação inicial dos professores, bem como, o reconhecimento de que algumas idéias centrais, inerentes ao conteúdo específico de óptica e às questões experimentais, desenvolvidas no curso, foram parcialmente compreendidas pelos professores, principalmente pela realização das ativiaddes experimentais.
Palavras Chave
formação continuada, ensino de óptica, atividade experimental.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Formação de Professores