A formação do professor de Ciências interagindo com sua prática curricular: a Química no ensino de Ciências na 5ª série do ensino fundamental
Título
A formação do professor de Ciências interagindo com sua prática curricular: a Química no ensino de Ciências na 5ª série do ensino fundamental
A formação do professor de Ciências interagindo com sua prática curricular: a Química no ensino de Ciências na 5ª série do ensino fundamental
Autor
Adalberto Freire da Silva
Adalberto Freire da Silva
Orientação
Otavio Aloisio Maldaner
Otavio Aloisio Maldaner
Instituição
UNIJUÍ
UNIJUÍ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Departamento de Pedagogia
Departamento de Pedagogia
Ano
2001
2001
Cidade / UF
Ijuí/RS
Ijuí/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Este estudo traz uma série de questões sobre as práticas pedagógicas e possíveis mudanças conceituais, que aconteceram a partir da interação com educadores e educandos de uma escola da rede pública municipal de Ijuí. Tem como eixo principal de análise e discussão o Ensino de Ciências e a formação e auto-formação dos professores, bem como a importância dos conceitos químicos envolvidos no currículo do ensino fundamental, especificamente na quinta série. Neste estudo, apontam-se possibilidades de tornar as aulas de Ciências mais participativas e mais significativas para a vida das pessoas. Portanto, o ensino de Ciências discutido aqui não se fecha em si mesmo, mas aponta caminhos de construção coletiva de conceitos e saberes, envolvendo todos os agentes desse processo, buscando a socialização desses saberes de maneira que todos possam internalizar conhecimentos, visando à melhoria da qualidade de vida.
Este estudo traz uma série de questões sobre as práticas pedagógicas e possíveis mudanças conceituais, que aconteceram a partir da interação com educadores e educandos de uma escola da rede pública municipal de Ijuí. Tem como eixo principal de análise e discussão o Ensino de Ciências e a formação e auto-formação dos professores, bem como a importância dos conceitos químicos envolvidos no currículo do ensino fundamental, especificamente na quinta série. Neste estudo, apontam-se possibilidades de tornar as aulas de Ciências mais participativas e mais significativas para a vida das pessoas. Portanto, o ensino de Ciências discutido aqui não se fecha em si mesmo, mas aponta caminhos de construção coletiva de conceitos e saberes, envolvendo todos os agentes desse processo, buscando a socialização desses saberes de maneira que todos possam internalizar conhecimentos, visando à melhoria da qualidade de vida.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores