Contribuições da Experimentação para oprocesso da evolução conceitual no ensino de quimica.
Título
Contribuições da Experimentação para oprocesso da evolução conceitual no ensino de quimica.
Contribuições da Experimentação para oprocesso da evolução conceitual no ensino de quimica.
Autor
Adjane da Costa Tourinho e Silva
Adjane da Costa Tourinho e Silva
Orientação
Ilka Dias Bichara
Ilka Dias Bichara
Instituição
UFSE
UFSE
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2000
2000
/SE
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este trabalho analisa as contribuições da experimentação para evolução de conceitos químicos no processo de ensino-aprendizagem, desenvolvido de acordo com o paradigma de aprendizagem por Evolução Conceitual. Na investigação desenvolvida, enfoca-se a evolução das concepções sobre reação química em uma turma de 31 estudantes da 8ª série do ensino fundamental, onde a professora atuou como pesquisadora. Os dados foram extraídos de pré e pós-testes, questionários aplicados ao longo do processo e transcrições das gravações das aulas. Tomando-se como sistemas de análise a noção do perfil conceitual, ao inicio do processo de ensino, construiu-se o perfil de reação química e elaborou-se um sistema de categorias referentes as pré-concepções dos alunos, as quais encontravam-se inseridas na zona pré-científica do perfil. No decorrer do processo, observou-se o movimento das concepções dos alunos em direção áquelas cientificamente aceitas, de modo que as reações químicas passaram a ser explicadas em função da descrição da alteração das propriedades das substâncias envolvidas e, posteriomente, levando-se em conta uma abordagem atômico-molecular. Todavia, pôde-se verificar em vários momentos, a tendência dos alunos em associarem aspectos sensorialistas dos fenômenos a noções microscópicas, construindo explicações próprias, diferentes das científicas. A análise do processo de ensino evidenciou a contribuição dos experimentos para a construção de idéias nas zonas mais elaboradas do perfil. A abordagem pela qual a experimentação foi desenvolvida nesse estudo, favoreceu a exposição das concepções dos alunos acerca dos fenômenos e a instauração de debates por meio dos quais se estabeleceu tanto o processo de negociação de significados, como as relações entre os níveis fenomenológico e atômico-molecular da química.
Este trabalho analisa as contribuições da experimentação para evolução de conceitos químicos no processo de ensino-aprendizagem, desenvolvido de acordo com o paradigma de aprendizagem por Evolução Conceitual. Na investigação desenvolvida, enfoca-se a evolução das concepções sobre reação química em uma turma de 31 estudantes da 8ª série do ensino fundamental, onde a professora atuou como pesquisadora. Os dados foram extraídos de pré e pós-testes, questionários aplicados ao longo do processo e transcrições das gravações das aulas. Tomando-se como sistemas de análise a noção do perfil conceitual, ao inicio do processo de ensino, construiu-se o perfil de reação química e elaborou-se um sistema de categorias referentes as pré-concepções dos alunos, as quais encontravam-se inseridas na zona pré-científica do perfil. No decorrer do processo, observou-se o movimento das concepções dos alunos em direção áquelas cientificamente aceitas, de modo que as reações químicas passaram a ser explicadas em função da descrição da alteração das propriedades das substâncias envolvidas e, posteriomente, levando-se em conta uma abordagem atômico-molecular. Todavia, pôde-se verificar em vários momentos, a tendência dos alunos em associarem aspectos sensorialistas dos fenômenos a noções microscópicas, construindo explicações próprias, diferentes das científicas. A análise do processo de ensino evidenciou a contribuição dos experimentos para a construção de idéias nas zonas mais elaboradas do perfil. A abordagem pela qual a experimentação foi desenvolvida nesse estudo, favoreceu a exposição das concepções dos alunos acerca dos fenômenos e a instauração de debates por meio dos quais se estabeleceu tanto o processo de negociação de significados, como as relações entre os níveis fenomenológico e atômico-molecular da química.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Formação de Conceitos
Formação de Conceitos