Teoria da argumentação e ensino de Física
Título
Teoria da argumentação e ensino de Física
Teoria da argumentação e ensino de Física
Autor
Adriana Aparecida da Silva
Adriana Aparecida da Silva
Orientação
Marcio Silveira Lemgruber
Marcio Silveira Lemgruber
Instituição
UFJF
UFJF
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2007
2007
Cidade / UF
Juiz de Fora/MG
Juiz de Fora/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Neste trabalho, buscamos compreender como a Teoria da Argumentação pode contribuir para o Ensino de Física. Chaïm Perelman caracteriza a argumentação como a busca pela persuasão e convencimento do ouvinte para que haja a adesão ao que se propõe. Para isso, deve-se estabelecer um contato verbal, seja pela fala ou pela escrita. Embora a Física utilize principalmente uma linguagem matemática caracterizada pela artificialidade e univocidade, gerando a necessidade de o estudante aprender a falar cientificamente, compreendemos que a produção desses novos significados no ambiente escolar pode realizar-se através do diálogo entre professores e alunos, ocorrendo a valorização da interação entre as diferentes vozes. Procuramos suscitar uma reflexão sobre nossas práticas educativas e empreender uma tentativa inicial de compreensão sobre as contribuições dos elementos da Teoria da Argumentação no fazer pedagógico dos conteúdos da Física em sala de aula. O trabalho configura-se como um estudo sobre os elementos basilares da teoria perelmaniana, entrecruzando-os com os textos de Vygotsky e Bakthin, além de Paulo Freire e John Dewey. Ilustramo-lo com as vozes vivas de professores de Física de escolas estaduais da cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, escolhidos através de um levantamento prévio utilizando um questionário. De maneira semelhante a outras propostas pedagógicas, o trabalho com uma perspectiva argumentativa está associado à concepção de educação do professor. Aqueles que têm como proposta um ensino com características informativas ou transmissivas de conteúdos, não se farão, num primeiro momento, atores de um processo caracterizado pela persuasão ou convencimento.
Neste trabalho, buscamos compreender como a Teoria da Argumentação pode contribuir para o Ensino de Física. Chaïm Perelman caracteriza a argumentação como a busca pela persuasão e convencimento do ouvinte para que haja a adesão ao que se propõe. Para isso, deve-se estabelecer um contato verbal, seja pela fala ou pela escrita. Embora a Física utilize principalmente uma linguagem matemática caracterizada pela artificialidade e univocidade, gerando a necessidade de o estudante aprender a falar cientificamente, compreendemos que a produção desses novos significados no ambiente escolar pode realizar-se através do diálogo entre professores e alunos, ocorrendo a valorização da interação entre as diferentes vozes. Procuramos suscitar uma reflexão sobre nossas práticas educativas e empreender uma tentativa inicial de compreensão sobre as contribuições dos elementos da Teoria da Argumentação no fazer pedagógico dos conteúdos da Física em sala de aula. O trabalho configura-se como um estudo sobre os elementos basilares da teoria perelmaniana, entrecruzando-os com os textos de Vygotsky e Bakthin, além de Paulo Freire e John Dewey. Ilustramo-lo com as vozes vivas de professores de Física de escolas estaduais da cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, escolhidos através de um levantamento prévio utilizando um questionário. De maneira semelhante a outras propostas pedagógicas, o trabalho com uma perspectiva argumentativa está associado à concepção de educação do professor. Aqueles que têm como proposta um ensino com características informativas ou transmissivas de conteúdos, não se farão, num primeiro momento, atores de um processo caracterizado pela persuasão ou convencimento.
Palavras Chave
Ensino de Física; Teoria da Argumentação; Chaïm Perelman; Letramento científico
Ensino de Física; Teoria da Argumentação; Chaïm Perelman; Letramento científico
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor