Representações sociais: uma contraproposta ao estudo das concepções alternativas no ensino de Física.
Título
Representações sociais: uma contraproposta ao estudo das concepções alternativas no ensino de Física.
Representações sociais: uma contraproposta ao estudo das concepções alternativas no ensino de Física.
Autor
Alcina Maria Testa Braz da Silva
Alcina Maria Testa Braz da Silva
Orientação
Tarso Bonilha Mazzotti
Tarso Bonilha Mazzotti
Instituição
UFRJ
UFRJ
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Ano
1998
1998
/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Um exame das tendências teóricas emergentes no estudo das concepções alternativas dos estudantes segundo a teoria da aprendizagem por mudança conceitual, perspectiva dominante na pesquisa em ensino das ciências, em geral, e da Física, em particular, mostrou a necessidade de se alargar o horizonte das investigações de maneira a olhar o processo pedagógico em suas múltiplas dimensões: os professores, sua formação, os livros didáticos. A perspectiva da Psicologia Social, sob o enfoque da teoria das representações sociais, permite esse outro olhar, assumindo que a permanência dessas cognições não é de caráter atomístico e que outros atores sociais, o livro didático - o ator oculto - e os professores, também possuem concepções pré-científicas e que estas têm um papel fundamental na manutenção daquelas. Este trabalho de pesquisa foi, então, desenvolvido com o objetivo de mostrar que a teoria das representações sociais consiste em uma abordagem adequada para o estudo das concepções prévias tanto dos estudantes quanto dos professores e para tanto se procurou identificar os elementos pertencentes ao campo da representação do objeto social ciência física pelos professores que ministram a disciplina Física no ensino médio.
Um exame das tendências teóricas emergentes no estudo das concepções alternativas dos estudantes segundo a teoria da aprendizagem por mudança conceitual, perspectiva dominante na pesquisa em ensino das ciências, em geral, e da Física, em particular, mostrou a necessidade de se alargar o horizonte das investigações de maneira a olhar o processo pedagógico em suas múltiplas dimensões: os professores, sua formação, os livros didáticos. A perspectiva da Psicologia Social, sob o enfoque da teoria das representações sociais, permite esse outro olhar, assumindo que a permanência dessas cognições não é de caráter atomístico e que outros atores sociais, o livro didático - o ator oculto - e os professores, também possuem concepções pré-científicas e que estas têm um papel fundamental na manutenção daquelas. Este trabalho de pesquisa foi, então, desenvolvido com o objetivo de mostrar que a teoria das representações sociais consiste em uma abordagem adequada para o estudo das concepções prévias tanto dos estudantes quanto dos professores e para tanto se procurou identificar os elementos pertencentes ao campo da representação do objeto social ciência física pelos professores que ministram a disciplina Física no ensino médio.
Palavras Chave
representação social; concepções prévias.
representação social; concepções prévias.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor