Valores no ensino de ciências: visões para além do conhecimento científico.
Título
Valores no ensino de ciências: visões para além do conhecimento científico.
Valores no ensino de ciências: visões para além do conhecimento científico.
Autor
Ângela Maria Araújo da Silva
Ângela Maria Araújo da Silva
Orientação
Silvia Nogueira Chaves
Silvia Nogueira Chaves
Instituição
UFPA
UFPA
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Educação Matemática e Científica
Instituto de Educação Matemática e Científica
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Belém/PA
Belém/PA
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
A presente pesquisa tem como foco a educação em valores norteando a ação docente no ensino de ciências. O material empírico produzido foi organizado e analisado tomando como base princípios metodológicos da pesquisa narrativa e (auto) biográfica. Que valores minha prática docente suscitou em mim e em meus alunos Que diálogos estabelecidos em minhas aulas favoreceram a produção de conhecimento científico comprometido com uma vida mais decente Que concepções de ciência estavam presentes nas diferentes vozes envolvidas na construção dos conhecimentos abordados em minha prática O estudo de caso de seis episódios de ensino permitiu a investigação de alguns aspectos relacionados à construção do conhecimento científico à luz do paradigma de Boaventura Santos que propõe uma ciência cidadã articulada com outros saberes existentes no mundo. A análise do material empírico apontou que valores como solidariedade, generosidade, flexibilidade, suscitados nas aulas, em articulação com conteúdos de ciências, levaram os estudantes a problematizarem o papel do conhecimento científico na sociedade, assim como a necessidade de cultivar atitudes que transformam a relação do ser humano com o ambiente em que vive e do qual faz parte.
A presente pesquisa tem como foco a educação em valores norteando a ação docente no ensino de ciências. O material empírico produzido foi organizado e analisado tomando como base princípios metodológicos da pesquisa narrativa e (auto) biográfica. Que valores minha prática docente suscitou em mim e em meus alunos Que diálogos estabelecidos em minhas aulas favoreceram a produção de conhecimento científico comprometido com uma vida mais decente Que concepções de ciência estavam presentes nas diferentes vozes envolvidas na construção dos conhecimentos abordados em minha prática O estudo de caso de seis episódios de ensino permitiu a investigação de alguns aspectos relacionados à construção do conhecimento científico à luz do paradigma de Boaventura Santos que propõe uma ciência cidadã articulada com outros saberes existentes no mundo. A análise do material empírico apontou que valores como solidariedade, generosidade, flexibilidade, suscitados nas aulas, em articulação com conteúdos de ciências, levaram os estudantes a problematizarem o papel do conhecimento científico na sociedade, assim como a necessidade de cultivar atitudes que transformam a relação do ser humano com o ambiente em que vive e do qual faz parte.
Palavras Chave
pesquisa narrativa, autobiográfica, valores, conhecimento.
pesquisa narrativa, autobiográfica, valores, conhecimento.
Classificações
Nível escolar
Geral
Geral
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método