Valores no ensino de ciências: visões para além do conhecimento científico.

Título
Valores no ensino de ciências: visões para além do conhecimento científico.
Autor
Ângela Maria Araújo da Silva
Orientação
Silvia Nogueira Chaves
Instituição
UFPA
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Educação Matemática e Científica
Ano
2009
Cidade / UF
Belém/PA
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
A presente pesquisa tem como foco a educação em valores norteando a ação docente no ensino de ciências. O material empírico produzido foi organizado e analisado tomando como base princípios metodológicos da pesquisa narrativa e (auto) biográfica. Que valores minha prática docente suscitou em mim e em meus alunos Que diálogos estabelecidos em minhas aulas favoreceram a produção de conhecimento científico comprometido com uma vida mais decente Que concepções de ciência estavam presentes nas diferentes vozes envolvidas na construção dos conhecimentos abordados em minha prática O estudo de caso de seis episódios de ensino permitiu a investigação de alguns aspectos relacionados à construção do conhecimento científico à luz do paradigma de Boaventura Santos que propõe uma ciência cidadã articulada com outros saberes existentes no mundo. A análise do material empírico apontou que valores como solidariedade, generosidade, flexibilidade, suscitados nas aulas, em articulação com conteúdos de ciências, levaram os estudantes a problematizarem o papel do conhecimento científico na sociedade, assim como a necessidade de cultivar atitudes que transformam a relação do ser humano com o ambiente em que vive e do qual faz parte.
Palavras Chave
pesquisa narrativa, autobiográfica, valores, conhecimento.

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método