Programa de Educação Não-Formal para a Utilização de Eletricidade: Uma experiência em Comunidades Carentes (2003-2004).
Título
Programa de Educação Não-Formal para a Utilização de Eletricidade: Uma experiência em Comunidades Carentes (2003-2004).
Programa de Educação Não-Formal para a Utilização de Eletricidade: Uma experiência em Comunidades Carentes (2003-2004).
Autor
Antonio Luiz da Silva
Antonio Luiz da Silva
Orientação
Petra Sanchez Sanchez
Petra Sanchez Sanchez
Instituição
MACKENZIE
MACKENZIE
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Filosofia, Letras e Educação
Faculdade de Filosofia, Letras e Educação
Ano
2005
2005
Cidade / UF
São Paulo/AC
São Paulo/AC
Dependência Administrativa:
Municipal
Municipal
Resumo
O estudo tem por objetivo apresentar e analisar o programa educativo de “Energia e Cidadaniaâ€, implementado em comunidades carentes de três municÃpios da Baixada Santista. Esse programa foi planejado e coordenado pela Companhia Piratininga de Força e Luz – CPFL, em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie e com a colaboração de órgãos da administração publica e de lideres das comunidades que foram o objeto do programa. Sua proposta foi fornecer subsÃdios para o desenvolvimento de atividades educativas não-formais, de caráter interdisciplinar, que pudessem contribuir para o processo de mudanças de comportamento, tanto em relação ao uso racional de eletricidade, quanto em relação à preservação ambiental. Numa primeira etapa, o presente estudo faz um levantamento bibliográfico da situação das principais matrizes energéticas no contexto de Brasil, na busca de subsÃdios que servissem de referencial teórico do programa. Numa segunda etapa foi feita uma pesquisa de campo que contou coma participação de 96 moradores das comunidades estudadas e com 7 professores e alunos que ministraram palestras e participaram em várias atividades. A metodologia utilizada foi a qualitativa, mais especificamente um estudo de caso exploratório e participativo. Os resultados mostram que a maioria dos moradores entrevistados considerou que o programa, discutindo aspectos importantes, foi muito bem recebido, possibilitando reflexões sobre os problemas, energéticos e seus riscos e também a conscientização de problemas ambientais. Para os professores e alunos, o programa proporcionou a oportunidade de vivenciar uma experiência educativa não-formal, e de poder contribuir com importantes informações em três municÃpios onde vivem pessoas em extrema pobreza e sem a infra-estrutura energética tão necessária para o desenvolvimento socioeconômico. O presente estudo destacou não só, a necessidade de se valorizar sempre mais a educação ambiental não-formal, face à realidade existente em regiões carentes, como também a importância de programas semelhantes, visando a promoção do bem-estar das populações excluÃdas. O trabalho alinha-se à tendência de valorização da formação de uma consciência cidadã, observando e avaliando se, de fato, o programa foi um agente transformador de mudanças destes moradores em relação à regularização das instalações elétricas e hábitos de uso racional de energia.
O estudo tem por objetivo apresentar e analisar o programa educativo de “Energia e Cidadaniaâ€, implementado em comunidades carentes de três municÃpios da Baixada Santista. Esse programa foi planejado e coordenado pela Companhia Piratininga de Força e Luz – CPFL, em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie e com a colaboração de órgãos da administração publica e de lideres das comunidades que foram o objeto do programa. Sua proposta foi fornecer subsÃdios para o desenvolvimento de atividades educativas não-formais, de caráter interdisciplinar, que pudessem contribuir para o processo de mudanças de comportamento, tanto em relação ao uso racional de eletricidade, quanto em relação à preservação ambiental. Numa primeira etapa, o presente estudo faz um levantamento bibliográfico da situação das principais matrizes energéticas no contexto de Brasil, na busca de subsÃdios que servissem de referencial teórico do programa. Numa segunda etapa foi feita uma pesquisa de campo que contou coma participação de 96 moradores das comunidades estudadas e com 7 professores e alunos que ministraram palestras e participaram em várias atividades. A metodologia utilizada foi a qualitativa, mais especificamente um estudo de caso exploratório e participativo. Os resultados mostram que a maioria dos moradores entrevistados considerou que o programa, discutindo aspectos importantes, foi muito bem recebido, possibilitando reflexões sobre os problemas, energéticos e seus riscos e também a conscientização de problemas ambientais. Para os professores e alunos, o programa proporcionou a oportunidade de vivenciar uma experiência educativa não-formal, e de poder contribuir com importantes informações em três municÃpios onde vivem pessoas em extrema pobreza e sem a infra-estrutura energética tão necessária para o desenvolvimento socioeconômico. O presente estudo destacou não só, a necessidade de se valorizar sempre mais a educação ambiental não-formal, face à realidade existente em regiões carentes, como também a importância de programas semelhantes, visando a promoção do bem-estar das populações excluÃdas. O trabalho alinha-se à tendência de valorização da formação de uma consciência cidadã, observando e avaliando se, de fato, o programa foi um agente transformador de mudanças destes moradores em relação à regularização das instalações elétricas e hábitos de uso racional de energia.
Palavras Chave
Eletricidade, atividades educativas não-formais
Eletricidade, atividades educativas não-formais
Classificações
Nível escolar
Geral
Geral
Área do conteudo
Educação Ambiental, Física
Educação Ambiental, Física
Foco Temático
Organização da Inst. Não-Escolar
Organização da Inst. Não-Escolar