A alfabetização científica dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa

Título
A alfabetização científica dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa
Mestrado em Educação Brasileira
Autor
Bruno Rogério Duarte da Silva
Orientação
Elton Casado Fireman
Instituição
UFAL
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação
Ano
2008
Cidade / UF
Maceió/AL
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O estudo analisara, criticamente, como se dá a alfabetização científica na prática docente do professor/estagiário dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com base na teoria da aprendizagem significativa, e suscitar um novo olhar para a dinamização do processo de ensino e significação da aprendizagem dos alunos do curso de pedagogia, no que diz respeito ao ensino de Ciências Naturais, a fim de que seja possível identificar os elementos capazes de contribuir para a efetiva renovação na formação de professores. A investigação está fundamentada em Ausubel e Moreira, Chassot, Hernandéz e outros. A pesquisa de cunho qualitativo é do tipo pesquisa-ação. Realizou-se numa Escola Pública Municipal de Palmeira dos Índios, a qual é locus do Estágio Supervisionado em Prática de Ensino dos anos iniciais do Ensino Fundamental, do curso de Pedagogia do Campus III da Universidade Estadual de Alagoas em Palmeira dos Índios. Foram analisadas quatro professoras/estagiárias que desenvolveram projetos de trabalhos com temas científicos em turmas de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental. Utilizaram-se questionários, portifólios, relatórios de encontros e entrevistas como instrumentos da pesquisa. Foram investigados seus discursos pedagógicos, seu domínio de conteúdos científicos (análise de conteúdos), seus relatórios de caracterização e observação, seus portfólios (caderno de registro com todas as ações realizadas pelas alunas no estágio, textos, fotos, atividades, depoimentos) e seus projetos de trabalhos. Em seguida, aconteceu a socialização das experiências, seminários de aprofundamentos teóricos e construção de mapas conceituais. A investigação contribuiu de maneira significativa na produção do conhecimento sobre a prática docente e disseminou a necessidade da alfabetização científica e da compreensão da teoria da aprendizagem significativa crítica em Alagoas. Todavia, percebeu-se a carência de uma aprendizagem significativa dos conteúdos de Ciências Naturais veiculados na escola e confirmou-se a hipótese de que a utilização da metodologia de projetos de trabalhos na prática docente, envolvendo temas científicos, pode significar a aprendizagem em Ciências Naturais dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e suscitar a sua alfabetização científica.
Palavras Chave
Formação inicial; pedagogia; alfabetização científica; prática docente, aprendizagem significativa.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, Ensino Superior
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Formação de Professores