Construção e realidade nas imagens dos livros didáticos de física: implicações e aplicações no ensino de Física
Título
Construção e realidade nas imagens dos livros didáticos de física: implicações e aplicações no ensino de Física
Construção e realidade nas imagens dos livros didáticos de física: implicações e aplicações no ensino de Física
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Autor
Carlos Francisco da Silva
Carlos Francisco da Silva
Orientação
Maria Inês Martins
Maria Inês Martins
Instituição
PUC-MG
PUC-MG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2008
2008
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Este trabalho analisa o uso das imagens dos livros didáticos de Física pelos docentes em sala de aula, relacionando o seu nível de realidade/abstração (grau de iconicidade) com a aprendizagem, tendo como referência a escala de iconicidade de Justo Villafañe. A análise das imagens, sobretudo dos livros didáticos recomendados pelo PNLEM/2007 e a análise de conteúdo dos resultados obtidos através de questionários aplicados aos docentes, revelaram a necessidade de capacitação docente para utilização adequada da linguagem visual em sala de aula, através da exploração de imagens com diferentes graus de iconicidade. Objetivando auxiliar o docente na utilização das imagens como recurso pedagógico e na escolha de livros didáticos em relação a esse quesito foi produzido um guia de orientação sobre a leitura e utilização no ensino de Física das imagens dos livros didáticos. Esse Guia contém além da fundamentação teórica básica sobre o tema, a exemplificação da análise e utilização adequada de imagens extraídas de livros didáticos de Física.
Este trabalho analisa o uso das imagens dos livros didáticos de Física pelos docentes em sala de aula, relacionando o seu nível de realidade/abstração (grau de iconicidade) com a aprendizagem, tendo como referência a escala de iconicidade de Justo Villafañe. A análise das imagens, sobretudo dos livros didáticos recomendados pelo PNLEM/2007 e a análise de conteúdo dos resultados obtidos através de questionários aplicados aos docentes, revelaram a necessidade de capacitação docente para utilização adequada da linguagem visual em sala de aula, através da exploração de imagens com diferentes graus de iconicidade. Objetivando auxiliar o docente na utilização das imagens como recurso pedagógico e na escolha de livros didáticos em relação a esse quesito foi produzido um guia de orientação sobre a leitura e utilização no ensino de Física das imagens dos livros didáticos. Esse Guia contém além da fundamentação teórica básica sobre o tema, a exemplificação da análise e utilização adequada de imagens extraídas de livros didáticos de Física.
Palavras Chave
Livro Didático; Imagens, Física, Iconicidade.
Livro Didático; Imagens, Física, Iconicidade.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos
Recursos Didáticos