Uma proposta de introdução de tópicos de física quântica no ensino médio: o estudo da luz incluindo seu Caráter Dual de onda-partícula.
Título
Uma proposta de introdução de tópicos de física quântica no ensino médio: o estudo da luz incluindo seu Caráter Dual de onda-partícula.
Uma proposta de introdução de tópicos de física quântica no ensino médio: o estudo da luz incluindo seu Caráter Dual de onda-partícula.
Autor
Cassia Aparecida Barion da Silva
Cassia Aparecida Barion da Silva
Orientação
Jaime Sandro da Veiga
Jaime Sandro da Veiga
Instituição
UNICSUL
UNICSUL
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2009
2009
/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Uma proposta de apresentação da Lei de Planck da radiação do corpo negro, da dualidade onda-partícula para a luz e do efeito fotoelétrico para uma classe do Ensino Médio foi feita. A proposta seguiu uma linha-mestra em que um tratamento histórico-filosófico foi o ponto de partida para criar uma atmosfera de envolvimento e de motivação para os alunos, de forma que a interdisciplinaridade entre a História, a Literatura e a óptica clássica serviu para abrandar a extrema falta de interesse pela disciplina, constatada naquela classe. O estudo seguiu pela óptica geométrica e pela óptica ondulatória, com a estratégia de ensino em que as situações-problema eram introduzidas mediante leituras e discussões seguidas de experimentações construídas a partir de materiais e objetos de baixo custo encontrados no cotidiano, como foi o caso de um espectroscópio feito com uma caixa de cereais e um CD quebrado, o qual possibilitou a observação de raias espectrais e a conexão interdisciplinar com a Química. A cada tópico tratado da óptica clássica foram apresentadas algumas aplicações tecnológicas que surgiram em conseqüência do domínio de fenômenos presentes na abordagem de tais tópicos, assim como os impactos sociais que cada nova tecnologia causou. O estudo culminou com a apresentação de fenômenos quânticos referentes à luz, suas aplicações e conseqüências para a sociedade. Com este cenário montado, os alunos apresentaram um trabalho que foi premiado em um evento ocorrido na escola. A disciplina de Física foi escolhida para justificar a utilização dos meios de comunicação para o estabelecimento de amplos debates sobre o assunto, o que demonstra um considerável sucesso no envolvimento dos alunos em relação ao foco de estudo da disciplina.
Uma proposta de apresentação da Lei de Planck da radiação do corpo negro, da dualidade onda-partícula para a luz e do efeito fotoelétrico para uma classe do Ensino Médio foi feita. A proposta seguiu uma linha-mestra em que um tratamento histórico-filosófico foi o ponto de partida para criar uma atmosfera de envolvimento e de motivação para os alunos, de forma que a interdisciplinaridade entre a História, a Literatura e a óptica clássica serviu para abrandar a extrema falta de interesse pela disciplina, constatada naquela classe. O estudo seguiu pela óptica geométrica e pela óptica ondulatória, com a estratégia de ensino em que as situações-problema eram introduzidas mediante leituras e discussões seguidas de experimentações construídas a partir de materiais e objetos de baixo custo encontrados no cotidiano, como foi o caso de um espectroscópio feito com uma caixa de cereais e um CD quebrado, o qual possibilitou a observação de raias espectrais e a conexão interdisciplinar com a Química. A cada tópico tratado da óptica clássica foram apresentadas algumas aplicações tecnológicas que surgiram em conseqüência do domínio de fenômenos presentes na abordagem de tais tópicos, assim como os impactos sociais que cada nova tecnologia causou. O estudo culminou com a apresentação de fenômenos quânticos referentes à luz, suas aplicações e conseqüências para a sociedade. Com este cenário montado, os alunos apresentaram um trabalho que foi premiado em um evento ocorrido na escola. A disciplina de Física foi escolhida para justificar a utilização dos meios de comunicação para o estabelecimento de amplos debates sobre o assunto, o que demonstra um considerável sucesso no envolvimento dos alunos em relação ao foco de estudo da disciplina.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
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