Química aplicada ao cotidiano do aluno: o ensino de química para a formação do cidadão.

Título
Química aplicada ao cotidiano do aluno: o ensino de química para a formação do cidadão.
Autor
Clarete Calcagnotto da Silva
Orientação
Nara Regina de Souza Basso
Instituição
PUC-RS
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2006
/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
A presente pesquisa é o relato da análise sobre que contribuições a proposta de trabalho "unidades de aprendizagem" pode trazer ao processo de construção da cidadania na disciplina de química. Por meio da análise de depoimentos e de situações em sala de aula, são apresentadas neste trabalho as diversas atividades que auxiliaram na construção da aprendizagem em química e que levam o aluno à aplicação do conteúdo no seu cotidiano. O estudo foi aplicado a dezoito alunos do Ensino Médio de uma Escola Pública de Porto Alegre e foi desenvolvido com a proposta do educar pela pesquisa, no qual os alunos conciliaram o (pré)conhecimento com o novo conhecimento químico, desenvolvendo a pesquisa e o diálogo em sala de aula, tendo o professor como mediador do processo de aprendizagem. Os estudos teóricos discorrem sobre a pesquisa em sala de aula, unidade de aprendizagem, autonomia, construção da cidadania e professor como agente transformador.A análise dos dados me fez verificar que é possível criar condições em aula para a construção da cidadania em um conteúdo da área científica. O desenvolvimento da unidade de aprendizagem permitiu que as idéias prévias dos alunos fossem contempladas, associadas ao conteúdo estudado e aplicadas no cotidiano. Assim, foi possível identificar fatores que levam o aluno no caminho da construção da cidadania.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Foco Temático
Conteúdo-Método