O uso de analogias e metáforas em livros didáticos de Física: uma análise dos livros recomendados pelo PNLEM/2007

Título
O uso de analogias e metáforas em livros didáticos de Física: uma análise dos livros recomendados pelo PNLEM/2007
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Autor
Cláudia Adriana de Sousa Silva
Orientação
Maria Inês Martins
Instituição
PUC-MG
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e
Ano
2008
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
O objetivo desta dissertação é capacitar o professor na utilização de analogias e metáforas tendo como suporte o livro didático adotado. Para alcançar este propósito aplicamos um questionário a professores, fizemos uma revisão bibliográfica e um levantamento das analogias e metáforas presentes nos livros didáticos de Física recomendados pelo PNLEM/2007. Após este levantamento classificamos todas essas figuras de linguagem e verificamos que as analogias são mais usadas que as metáforas, sendo recorrente o uso de analogias entre conceitos abstratos e conceitos concretos para facilitar o entendimento discente. A partir das análises, leituras e reflexões realizadas, formularmos um guia de orientação ao professor que, esperamos, possa contribuir para a sua formação, potencializando o uso racional e sistemático das analogias e metáforas. Esperamos ainda que nossa discussão motive os professores a buscar alternativas e recursos capazes de tornar o ensino de Física mais envolvente.
Palavras Chave
livro didático, metáforas. ensino de física, analogias

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos