O uso de analogias e metáforas em livros didáticos de Física: uma análise dos livros recomendados pelo PNLEM/2007
Título
O uso de analogias e metáforas em livros didáticos de Física: uma análise dos livros recomendados pelo PNLEM/2007
O uso de analogias e metáforas em livros didáticos de Física: uma análise dos livros recomendados pelo PNLEM/2007
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Autor
Cláudia Adriana de Sousa Silva
Cláudia Adriana de Sousa Silva
Orientação
Maria Inês Martins
Maria Inês Martins
Instituição
PUC-MG
PUC-MG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e
Ano
2008
2008
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
O objetivo desta dissertação é capacitar o professor na utilização de analogias e metáforas tendo como suporte o livro didático adotado. Para alcançar este propósito aplicamos um questionário a professores, fizemos uma revisão bibliográfica e um levantamento das analogias e metáforas presentes nos livros didáticos de Física recomendados pelo PNLEM/2007. Após este levantamento classificamos todas essas figuras de linguagem e verificamos que as analogias são mais usadas que as metáforas, sendo recorrente o uso de analogias entre conceitos abstratos e conceitos concretos para facilitar o entendimento discente. A partir das análises, leituras e reflexões realizadas, formularmos um guia de orientação ao professor que, esperamos, possa contribuir para a sua formação, potencializando o uso racional e sistemático das analogias e metáforas. Esperamos ainda que nossa discussão motive os professores a buscar alternativas e recursos capazes de tornar o ensino de Física mais envolvente.
O objetivo desta dissertação é capacitar o professor na utilização de analogias e metáforas tendo como suporte o livro didático adotado. Para alcançar este propósito aplicamos um questionário a professores, fizemos uma revisão bibliográfica e um levantamento das analogias e metáforas presentes nos livros didáticos de Física recomendados pelo PNLEM/2007. Após este levantamento classificamos todas essas figuras de linguagem e verificamos que as analogias são mais usadas que as metáforas, sendo recorrente o uso de analogias entre conceitos abstratos e conceitos concretos para facilitar o entendimento discente. A partir das análises, leituras e reflexões realizadas, formularmos um guia de orientação ao professor que, esperamos, possa contribuir para a sua formação, potencializando o uso racional e sistemático das analogias e metáforas. Esperamos ainda que nossa discussão motive os professores a buscar alternativas e recursos capazes de tornar o ensino de Física mais envolvente.
Palavras Chave
livro didático, metáforas. ensino de física, analogias
livro didático, metáforas. ensino de física, analogias
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos
Recursos Didáticos