O ensino em uma abordagem CTS: evoluções nas concepções de futuros professores de Física.

Título
O ensino em uma abordagem CTS: evoluções nas concepções de futuros professores de Física.
Autor
Daniela Fiorini da Silva
Orientação
Maria Lucia Vital dos Santos Abib
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2009
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Neste trabalho de pesquisa, apresentamos uma análise das evoluções nas concepções sobre a abordagem de ensino baseada nas relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Neste contexto, realizamos uma pesquisa pautada pela abordagem qualitativa, no âmbito da formação inicial de professores de Física do nível médio. Os dados da pesquisa foram obtidos ao longo do desenvolvimento das disciplinas de Metodologia de Ensino de Física I e II ministradas no curso de Licenciatura em Física da Universidade de São Paulo. Utilizamos questionários, entrevistas e sínteses produzidas pelos futuros professores, que nos possibilitaram caracterizar as concepções em foco e selecionar sujeitos para dois estudos de caso. Estes sujeitos tiveram suas concepções analisadas segundo uma ordem cronológica e segundo parâmetros que embasaram as categorias de análise que foram definidas com base nos dados e também a partir da literatura pertinente. Três dimensões dentro do ensino em uma abordagem CTS foram consideradas: objetivos do ensino, diversidade temática e metodologia de ensino. A análise evidenciou que os futuros professores reelaboraram suas concepções iniciais ao longo da disciplina gradativamente, em movimentos de aproximação destas concepções a características de um ensino de Física em uma abordagem CTS. Com base em nossa pesquisa, ressaltamos a importância de que estejam presentes nos cursos de Formação de Professores de Física as discussões que envolvam as possibilidades das abordagens de ensino, renovação curricular, bem como a conscientização dos licenciandos sobre as evoluções de suas próprias concepções.
Palavras Chave
abordagem CTS de ensino, formação de professores.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Características do Professor