A comunidade disciplinar de ensino de física na produção de políticas de currículo
Título
A comunidade disciplinar de ensino de física na produção de políticas de currículo
A comunidade disciplinar de ensino de física na produção de políticas de currículo
Autor
Denys Brasil Rodrigues da Silva
Denys Brasil Rodrigues da Silva
Orientação
Alice Ribeiro Casimiro Lopes
Alice Ribeiro Casimiro Lopes
Instituição
UNIRIO
UNIRIO
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2006
2006
/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Esta dissertação estuda a participação da comunidade disciplinar de ensino de física no processo de produção de políticas de currículo, especificamente relacionadas a esta disciplina no ensino médio. O estudo é realizado com base em textos escritos por especialistas dessa comunidade disciplinar entre os anos de 1995 e 2000, publicados nos anais dos principais eventos e em revistas Qualis A da área. A análise tem por objetivo compreender os processos discursivos que produzem certos sentidos e significados privilegiados nesses textos e que os direcionam ao atendimento de determinadas finalidades sociais. O foco da análise se voltou para os discursos, com respeito às concepções de competências, interdisciplinaridade e contextualização do ensino, e para os critérios de organização e seleção de conteúdos curriculares para a física. O estudo se fundamenta especialmente nas teorizações sobre políticas curriculares de Stephen Ball e nas investigações sobre o desenvolvimento histórico das disciplinas escolares realizadas por Ivor Goodson. Desse modo, entendo que as políticas de currículo são produzidas por discursos que circulam em diferentes espaços-tempo educacionais, em processos discursivos de recontextualização por hibridismo, de forma não-verticalizada ou linear. A partir da análise aqui realizada, defendo que a comunidade disciplinar de física participa significativamente como mediadora entre os diferentes contextos de produção de políticas curriculares. Particularmente, procuro argumentar que os discursos têm associado, pro intermédio de recontextualizações por hibridismo, idéias de interesse do mundo produtivo a outras mais diretamente relacionadas às expectativas do meio acadêmico e científico. Ao mesmo tempo, argumento que essas associações também envolvem perspectivas pedagógicas diversas, que contribuem para a legitimação desses discursos junto à comunidade educacional e às escolas.
Esta dissertação estuda a participação da comunidade disciplinar de ensino de física no processo de produção de políticas de currículo, especificamente relacionadas a esta disciplina no ensino médio. O estudo é realizado com base em textos escritos por especialistas dessa comunidade disciplinar entre os anos de 1995 e 2000, publicados nos anais dos principais eventos e em revistas Qualis A da área. A análise tem por objetivo compreender os processos discursivos que produzem certos sentidos e significados privilegiados nesses textos e que os direcionam ao atendimento de determinadas finalidades sociais. O foco da análise se voltou para os discursos, com respeito às concepções de competências, interdisciplinaridade e contextualização do ensino, e para os critérios de organização e seleção de conteúdos curriculares para a física. O estudo se fundamenta especialmente nas teorizações sobre políticas curriculares de Stephen Ball e nas investigações sobre o desenvolvimento histórico das disciplinas escolares realizadas por Ivor Goodson. Desse modo, entendo que as políticas de currículo são produzidas por discursos que circulam em diferentes espaços-tempo educacionais, em processos discursivos de recontextualização por hibridismo, de forma não-verticalizada ou linear. A partir da análise aqui realizada, defendo que a comunidade disciplinar de física participa significativamente como mediadora entre os diferentes contextos de produção de políticas curriculares. Particularmente, procuro argumentar que os discursos têm associado, pro intermédio de recontextualizações por hibridismo, idéias de interesse do mundo produtivo a outras mais diretamente relacionadas às expectativas do meio acadêmico e científico. Ao mesmo tempo, argumento que essas associações também envolvem perspectivas pedagógicas diversas, que contribuem para a legitimação desses discursos junto à comunidade educacional e às escolas.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Políticas Públicas
Políticas Públicas