Análise do desenvolvimento de conceitos científicos sobre a teoria da Evolução das espécies em alunos do Ensino Médio.

Título
Análise do desenvolvimento de conceitos científicos sobre a teoria da Evolução das espécies em alunos do Ensino Médio.
Educação
Autor
Douglas Verrangia Corrêa da Silva
Orientação
Itacy Salgado Basso
Instituição
UFSCar
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação e Ciências Humanas
Ano
2004
Cidade / UF
São Carlos/SP
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Nesta investigação, analisamos o desenvolvimento de conceitos científicos de alunos participantes de uma intervenção de ensino sobre a temática “Evolução das Espécies”, que teve como características principais: a) ser estruturada em atividades que, de forma articulada, visaram estimular o raciocínio dos alunos e interferir em suas idéias sobre a temática abordada, e b) ser apoiada por um instrumento de ensino elaborado para simular o processo evolutivo e para propiciar o desenvolvimento das referidas atividades. A intervenção, na qual o pesquisador atuou como professor e participaram, como voluntários, alunos de um curso pré-vestibular popular, foi planejada para diagnosticar, interferir sobre e avaliar (ao fim da intervenção) os conceitos dos alunos participantes. Para tanto, a intervenção contou com três etapas: Avaliação Diagnóstica; Desenvolvimento e Avaliação de Aprendizagem (final). Para viabilizar a investigação sobre o processo e produtos de aprendizagem, foram coletados dados sobre idéias e conceitos dos alunos, além de dados sobre as condições de ensino oferecidas – intervenções do professor, interações professor-aluno e as diferentes formas de utilização do instrumento de ensino, em todas as etapas da intervenção. Os mesmos tipos de dados foram coletados nas três etapas da intervenção e foram objeto de análise em cada etapa e como elementos de todo o processo. O referencial teórico utilizado para a análise foi a perspectiva de Vygotski sobre o desenvolvimento dos conceitos científicos e cotidianos pelo indivíduo e a teoria da evolução das espécies, em especial a teoria neodarwinista. Como resultado da pesquisa obtivemos uma caracterização do desenvolvimento conceitual dos participantes durante a intervenção. Foi possível observar que houve desenvolvimento de elementos de conceitos científicos, mas que o desenvolvimento de um sistema de significados, formado por conceitos científicos genuínos, foi apenas iniciado. Este desenvolvimento parcial nos possibilitou ressaltar a importância do trabalho pedagógico que envolve atividades de aplicação e sistematização dos conceitos, para que a aprendizagem de conceitos científicos se dê de forma satisfatória: por meio da aquisição de um sistema de significados formado por conceitos com alto grau de generalização e consciência. Pudemos concluir que a consideração da perspectiva de Vygotski na prática docente relacionada ao ensino de Ciências pode oferecer um avanço para a aprendizagem significativa destes conceitos. Identificamos a importância das reflexões e ações do professor durante a intervenção, principalmente relacionadas ao conhecimento e consideração das idéias dos alunos no processo de ensino. Também pudemos chegar a algumas conclusões acerca do papel do instrumento de ensino utilizado na intervenção: ele foi positivo na execução de atividades de diagnóstico das idéias dos alunos e como gerador de motivação para as atividades do curso; ele colaborou na proposição e desenvolvimento de atividades que articulavam conceitos científicos e operações de pensamento; foi possível identificar a importância da forma de condução, pelo professor, das atividades com o instrumento para a caracterização destas atividades; o estabelecimento de regras para a utilização do instrumento gerou situações favoráveis à aprendizagem dos alunos, mas alguns elementos do instrumento estiveram relacionados com dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos participantes.
Palavras Chave
Ensino-Aprendizagem; Formação de Conceitos; Evolução Biológica.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Formação de Conceitos