A fragmentação do objeto pedagógico e suas implicações interdisciplinares: um olhar voltado para o ensino de Ciências.

Título
A fragmentação do objeto pedagógico e suas implicações interdisciplinares: um olhar voltado para o ensino de Ciências.
Autor
Elcio Oliveira da Silva
Orientação
José André Peres Angotti
Instituição
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Ano
1996
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Discute a fragmentação do conhecimento escolar e suas relações com a questão da interdisciplinaridade no ensino. A partir da análise de questionamentos recentes no âmbito epistemológico da Pedagogia, mostra como a fragmentação do conhecimento nesta área condiciona uma visão fragmentaria do professor acerca do seu objeto de conhecimento. Tomando por base esta perspectiva, bem como uma investigação do discurso e do pensamento dos professores de Ciências Naturais e Matemática do ensino médio a este respeito, analisa também as formas de fragmentação determinadas pelas práticas destes professores e as possibilidades de ruptura com os padrões de compartimentalização do conhecimento nos currículos atuais.
Palavras Chave
Professores; Fragmentação do Conhecimento; Currículo.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Características do Professor