Os espaços de criação e o trabalho com projetos: possibilidades e limites da implantação de projetos de laboratório de química.

Título
Os espaços de criação e o trabalho com projetos: possibilidades e limites da implantação de projetos de laboratório de química.
Autor
Elisabeth Toledo da Silva
Orientação
Helena Coharik Chamliam
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2009
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Esta dissertação tem o objetivo de discorrer sobre a questão da diversidade e do ensino de Ciências da Natureza com base no processo vivido em uma escola de Ensino Médio da rede estadual de São Paulo. A experiência vivenciada por meio de uma pesquisa-ação, cujo propósito foi construir explicações e sugerir atividades de forma a gerir a diversidade, garantiu a emergência de espaços de criação no ambiente escolar. A transformação ocorrida nos espaços pedagógicos permitiu o desenvolvimento de projetos pessoais e coletivos dos quais resultaram melhores condições para a interpretação das diferentes representações, tanto dos professores como dos alunos, sobre os principais problemas da escola. Os professores participantes elaboraram diversos projetos atendendo aos objetivos propostos no âmbito da pesquisa-ação. No presente trabalho, apresentaremos dois projetos, os quais foram elaborados por professores de Química responsáveis por desenvolver atividades em laboratório. Algumas reflexões relacionadas à implantação desses espaços, bem como ao desenvolvimento dos projetos de laboratório serão abordados nesta dissertação. Ressalta-se que, a pesquisa-ação foi vivenciada como um caminho de formação docente, e, em seu decorrer, promoveu reflexões sobre as ações implantadas, fazendo emergir o professor como pesquisador de sua prática, não só durante o período da pesquisa, mas, como conseqüência dela, ao assumir uma postura reflexiva ante a docência. Os aspectos que dizem respeito às concepções e às implantações dos projetos de laboratório, também serão abordados, pois estão inseridos nesse processo de reflexão como indicativos das possibilidades e dos limites do desenvolvimento de projetos de laboratório por meio dos espaços de criação.
Palavras Chave
Escola Pública, Espços de criação

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Foco Temático
Formação de Professores