Análise das Crenças de Eficácia de Professores de Física do Ensino Médio

Título
Análise das Crenças de Eficácia de Professores de Física do Ensino Médio
Ensino de Ciências e Educação Matemática.
Autor
Fabio Ramos da Silva
Orientação
Marcelo Alves Barros
Instituição
UEL
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2007
Cidade / UF
Londrina/PR
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Esse trabalho tem como objetivo analisar as Crenças de Eficácia de Professores de Física do nível médio. Para isso, foi necessário a elaboração de um instrumento de coleta de dados, um questionário do tipo Likert. A nossa amostra consistiu num número de cento e trinta e seis sujeitos. Utilizamos a Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura como fundamentação teórica. Os dados coletados foram submetidos à aplicação de alguns testes estatísticos, como testes de correlação, teste Kruskal- Wallis e análise fatorial exploratória com o objetivo de estudar a validade do instrumento utilizado e analisar as Crenças de Eficácia dos Professores, estabelecendo associações entre os itens do questionário e entre os constructos apresentados e algumas variáveis independentes. Como resultados destacamos: os indícios de validade do instrumento de coleta de dados, a correspondência com resultados de importantes pesquisas, os fatores influenciadores dessas crenças no contexto do ensino de Física no ensino médio e a associação de fatores motivacionais com a formação do professor de Física.
Palavras Chave
testes estatísticos, escala Likert.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Características do Professor