Análise das Imagens Geocientíficas em Livros Didáticos de Ciências

Título
Análise das Imagens Geocientíficas em Livros Didáticos de Ciências
Autor
Fernanda Keila Marinho da Silva
Orientação
Mauricio Compiani
Instituição
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Geociências
Ano
2002
Cidade / UF
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
O tema central desta dissertação são as imagens referentes aos conhecimentos geocientíficos contidas nos livros didáticos de Ciências de 5a. série. Para o desenvolvimento do trabalho, os principais objetivos foram: 1. tipificar e quantificar as imagens presentes nos livros de Ciências; 2. "ler" as imagens selecionadas para a análise, segundo nossas próprias concepções/percepções, evidenciando aspectos do papel comunicativo dessas imagens; 3. classificar as imagens geocientíficas, segundo categorias de funções didáticas existentes na literatura; 4. discutir possíveis relações entre imagens e textos, avaliando o potencial comunicativo dessa relação com os conteúdos geocientíficos. O estudo mostrou que as imagens existem em grande quantidade e se apresentam mais proeminentemente nas formas fotográficas e desenhos. Possibilitou também uma familiarização com as imagens e seus textos, resultando numa descrição/interpretação "livre", que permitiu a realização dos dois últimos objetivos. A partir do terceiro objetivo, sobressaíram as fotografias com função motivadora e, genericamente, ilustrativas, como também os desenhos que buscam organizar, sintetizar em um determinado conhecimento sobre um processo ou evento, para que este seja entendido em sua totalidade. A análise das imagens e textos de Geociências conjuntamente mostrou a existência das seguintes relações: as imagens e suas legendas, as imagens e as formas de textos, as imagens e os conteúdos geocientíficos, dentre outras.
Palavras Chave
livro didático, imagens.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geociências
Foco Temático
Recursos Didáticos