Rastros e apropriações no projeto geociências e a formação de professores em exercício no ensino fundamental.

Título
Rastros e apropriações no projeto geociências e a formação de professores em exercício no ensino fundamental.
Autor
Fernanda Keila Marinho da Silva
Orientação
Mauricio Compiani
Instituição
UNICAMP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Instituto de Geociências
Ano
2009
Cidade / UF
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
A presente pesquisa aborda a formação de professores a partir do projeto "Geociências e a Formação Continuada de Professores em Exercício no Ensino Fundamental", que ocorreu entre os anos 1996 e 2001, no Instituto de Geociências, Unicamp. O objetivo principal da tese foi reconstruir o processo formativo vivido pelas professoras a partir da reflexão sobre os principais aspectos teóricos metodológicos do Projeto. A análise privilegiada nessa tese parte do conteúdo dos relatórios das professoras participantes e da coordenação do Projeto, além de três entrevistas feitas com três professoras envolvidas no processo de formação. Esses dados possibilitaram um recorte de análise que abordou três aspectos principais. Primeiro, as Práticas de Debate e Reflexão do projeto, que embora guardem semelhança e tenham o referencial de Donald Schön como referência, foi uma prática que, nessa tese, é considerada em função do coletivo envolvido na prática colaborativa. Um segundo aspecto está relacionado à pesquisa do professor, pois o projeto privilegiou a formação do professor a partir da investigação que o mesmo faz de sua prática. Finalmente, o terceiro aspecto estaria relacionado às opções conceituais do Projeto: as geociências e as estratégias didáticas de natureza construtivistas. Nesse ponto, o interesse foi por destacar as ressignificações feitas pelas professoras no decorrer do processo formativo. Essa análise foi feita a partir do referencial bakhtiniano, especialmente, a teoria do enunciado pois, a partir dela a materialidade lingüística ganha contornos específicos e passa a representar e ser representada por sujeitos falantes integrantes de um determinado grupo social. Entre os enunciados dos relatórios e entrevistas, foi possível relembrar e dar novo sentido a diversos aspectos do Projeto Geociências, enxergando toda essa produção como apropriações das professoras em relação às demandas do Projeto.
Palavras Chave
formação de professores, Geociências, ciência-estudo e ensino.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Formação de Professores