A licenciatura em Ciências Biológicas: rumos e desafios diante da reformulação das licenciaturas.
Título
A licenciatura em Ciências Biológicas: rumos e desafios diante da reformulação das licenciaturas.
A licenciatura em Ciências Biológicas: rumos e desafios diante da reformulação das licenciaturas.
Educação
Autor
Gislene Sales da Silva
Gislene Sales da Silva
Orientação
Jairo de Araújo Lopes
Jairo de Araújo Lopes
Instituição
PUC-CAMP
PUC-CAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2004
2004
Cidade / UF
Campinas/SP
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa ‘Universidade, Docência e Formação de Professores’, tendo como foco a Licenciatura do Curso de Ciências Biológicas da PUC-Campinas. Tem por objetivo investigar a problemática que envolve a formação do futuro professor de Ciências e de Biologia, não apenas em nível teórico-prático, mas também social, afetiva e relacional. Para isso, obteve-se aporte teórico da legislação atual e dos diferentes autores da área de Formação de Professores. Utilizou-se, como instrumentos de pesquisa, o questionário aplicado pela Comissão de Avaliação Institucional - junto aos docentes do Curso, e o questionário aplicado pela mesma Comissão junto aos alunos da Faculdade de Ciências Biológicas, direcionado a avaliar a Qualidade de Ensino e Aprendizagem que tem sido oferecida. Quanto à metodologia da pesquisa, optou-se por uma análise qualitativa, inscrita em mecanismos de uma análise documental apoiada nas opiniões e concepções dos sujeitos. Evidenciou-se uma necessidade de maior convergência do curso em relação à formação de professores na área e o desinteresse dos graduandos quanto à atuação no magistério no Ensino Fundamental e Médio, ressaltando a constituição de um profissional apenas técnico, mas que, em vista de uma conjuntura sócio-político-econômica, acaba por abraçar a licenciatura como uma segunda opção de mercado de trabalho.
O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa ‘Universidade, Docência e Formação de Professores’, tendo como foco a Licenciatura do Curso de Ciências Biológicas da PUC-Campinas. Tem por objetivo investigar a problemática que envolve a formação do futuro professor de Ciências e de Biologia, não apenas em nível teórico-prático, mas também social, afetiva e relacional. Para isso, obteve-se aporte teórico da legislação atual e dos diferentes autores da área de Formação de Professores. Utilizou-se, como instrumentos de pesquisa, o questionário aplicado pela Comissão de Avaliação Institucional - junto aos docentes do Curso, e o questionário aplicado pela mesma Comissão junto aos alunos da Faculdade de Ciências Biológicas, direcionado a avaliar a Qualidade de Ensino e Aprendizagem que tem sido oferecida. Quanto à metodologia da pesquisa, optou-se por uma análise qualitativa, inscrita em mecanismos de uma análise documental apoiada nas opiniões e concepções dos sujeitos. Evidenciou-se uma necessidade de maior convergência do curso em relação à formação de professores na área e o desinteresse dos graduandos quanto à atuação no magistério no Ensino Fundamental e Médio, ressaltando a constituição de um profissional apenas técnico, mas que, em vista de uma conjuntura sócio-político-econômica, acaba por abraçar a licenciatura como uma segunda opção de mercado de trabalho.
Palavras Chave
Licenciatura; Avaliação de Curso; Reformulação.
Licenciatura; Avaliação de Curso; Reformulação.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores