Perspectivas de professores e estudantes em relação à utilização de textos de divulgação científica (TDC) em oficinas pedagógicas de genética
Título
Perspectivas de professores e estudantes em relação à utilização de textos de divulgação científica (TDC) em oficinas pedagógicas de genética
Perspectivas de professores e estudantes em relação à utilização de textos de divulgação científica (TDC) em oficinas pedagógicas de genética
Autor
Grazieli Baldoni da Silva
Grazieli Baldoni da Silva
Orientação
Deisi Sangoi Freitas
Deisi Sangoi Freitas
Instituição
UFSM
UFSM
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação
Centro de Educação
Ano
2008
2008
Cidade / UF
Santa Maria/RS
Santa Maria/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
A maneira como os conteúdos de Biologia são trabalhados na escola, na maioria das vezes, limita-se ao simples cumprimento dos índices dos livros didáticos e o conhecimento é apresentado como acabado, absoluto e verdadeiro. Essa “cristalização” do ensino que se baseia unicamente na transmissão de conhecimentos alheios ao campo social provoca, de certa forma, uma desvinculação entre o que se aprende na escola e a realidade do aluno. Pensando nisso, propomos a utilização de Textos de Divulgação Científica (TDC), por meio de oficinas pedagógicas, com o objetivo de aproximar problemáticas sociais ao contexto escolar, assim como, promover experiências que permitam uma leitura crítica e significativa de informações. Elaboramos três oficinas: Genética na mídia: transgênicos; Células-tronco: elas salvam mesmo e Clonagem: produzindo franksteins. Nestas, são abordados e discutidos os diferentes aspectos envolvidos à tais temas. As oficinas pedagógicas foram vivenciadas por 89 professores de escolas públicas e acadêmicos da UFSM e por 77 estudantes também da rede pública do município de Santa Maria. Os dados fornecidos pelas implementações foram coletados por meio de dois instrumentos: Diário de Campo e Questionário e foram analisados a partir da perspectiva da análise do discurso. Evidenciamos através de registros e narrativas dos participantes que, a maioria, mostrou-se favorável ao desenvolvimento das oficinas, pois afirmaram que as mesmas proporcionam um espaço de reflexão e troca de experiências. A leitura dos TDC mostrou-se vantajosa na medida em que, grande parte dos participantes, atribuiu sentido aos textos lidos, relacionando-os com o contexto vivido pelos mesmos, construindo assim os mais variados discursos. Entretanto, a leitura acrítica e bitolada aos moldes tradicionais de leitura e o apego a determinados comportamentos e concepções de alguns participantes, mostraram-se limites a serem superados nas oficinas e no processo educativo de modo geral. Acreditamos que, a superação de tais barreiras está em desenvolver práticas mais dialógicas e problematizadoras que estimulem o senso crítico e preparem adequadamente os indivíduos para a vida em sociedade. Esse estudo se insere na Linha de Pesquisa: Currículo, Ensino e Práticas Escolares do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM.
A maneira como os conteúdos de Biologia são trabalhados na escola, na maioria das vezes, limita-se ao simples cumprimento dos índices dos livros didáticos e o conhecimento é apresentado como acabado, absoluto e verdadeiro. Essa “cristalização” do ensino que se baseia unicamente na transmissão de conhecimentos alheios ao campo social provoca, de certa forma, uma desvinculação entre o que se aprende na escola e a realidade do aluno. Pensando nisso, propomos a utilização de Textos de Divulgação Científica (TDC), por meio de oficinas pedagógicas, com o objetivo de aproximar problemáticas sociais ao contexto escolar, assim como, promover experiências que permitam uma leitura crítica e significativa de informações. Elaboramos três oficinas: Genética na mídia: transgênicos; Células-tronco: elas salvam mesmo e Clonagem: produzindo franksteins. Nestas, são abordados e discutidos os diferentes aspectos envolvidos à tais temas. As oficinas pedagógicas foram vivenciadas por 89 professores de escolas públicas e acadêmicos da UFSM e por 77 estudantes também da rede pública do município de Santa Maria. Os dados fornecidos pelas implementações foram coletados por meio de dois instrumentos: Diário de Campo e Questionário e foram analisados a partir da perspectiva da análise do discurso. Evidenciamos através de registros e narrativas dos participantes que, a maioria, mostrou-se favorável ao desenvolvimento das oficinas, pois afirmaram que as mesmas proporcionam um espaço de reflexão e troca de experiências. A leitura dos TDC mostrou-se vantajosa na medida em que, grande parte dos participantes, atribuiu sentido aos textos lidos, relacionando-os com o contexto vivido pelos mesmos, construindo assim os mais variados discursos. Entretanto, a leitura acrítica e bitolada aos moldes tradicionais de leitura e o apego a determinados comportamentos e concepções de alguns participantes, mostraram-se limites a serem superados nas oficinas e no processo educativo de modo geral. Acreditamos que, a superação de tais barreiras está em desenvolver práticas mais dialógicas e problematizadoras que estimulem o senso crítico e preparem adequadamente os indivíduos para a vida em sociedade. Esse estudo se insere na Linha de Pesquisa: Currículo, Ensino e Práticas Escolares do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM.
Palavras Chave
oficinas pedagógicas; textos; divulgação científica
oficinas pedagógicas; textos; divulgação científica
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio, Ensino Superior
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método
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