Perspectivas de professores e estudantes em relação à utilização de textos de divulgação científica (TDC) em oficinas pedagógicas de genética

Título
Perspectivas de professores e estudantes em relação à utilização de textos de divulgação científica (TDC) em oficinas pedagógicas de genética
Autor
Grazieli Baldoni da Silva
Orientação
Deisi Sangoi Freitas
Instituição
UFSM
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação
Ano
2008
Cidade / UF
Santa Maria/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
A maneira como os conteúdos de Biologia são trabalhados na escola, na maioria das vezes, limita-se ao simples cumprimento dos índices dos livros didáticos e o conhecimento é apresentado como acabado, absoluto e verdadeiro. Essa “cristalização” do ensino que se baseia unicamente na transmissão de conhecimentos alheios ao campo social provoca, de certa forma, uma desvinculação entre o que se aprende na escola e a realidade do aluno. Pensando nisso, propomos a utilização de Textos de Divulgação Científica (TDC), por meio de oficinas pedagógicas, com o objetivo de aproximar problemáticas sociais ao contexto escolar, assim como, promover experiências que permitam uma leitura crítica e significativa de informações. Elaboramos três oficinas: Genética na mídia: transgênicos; Células-tronco: elas salvam mesmo e Clonagem: produzindo franksteins. Nestas, são abordados e discutidos os diferentes aspectos envolvidos à tais temas. As oficinas pedagógicas foram vivenciadas por 89 professores de escolas públicas e acadêmicos da UFSM e por 77 estudantes também da rede pública do município de Santa Maria. Os dados fornecidos pelas implementações foram coletados por meio de dois instrumentos: Diário de Campo e Questionário e foram analisados a partir da perspectiva da análise do discurso. Evidenciamos através de registros e narrativas dos participantes que, a maioria, mostrou-se favorável ao desenvolvimento das oficinas, pois afirmaram que as mesmas proporcionam um espaço de reflexão e troca de experiências. A leitura dos TDC mostrou-se vantajosa na medida em que, grande parte dos participantes, atribuiu sentido aos textos lidos, relacionando-os com o contexto vivido pelos mesmos, construindo assim os mais variados discursos. Entretanto, a leitura acrítica e bitolada aos moldes tradicionais de leitura e o apego a determinados comportamentos e concepções de alguns participantes, mostraram-se limites a serem superados nas oficinas e no processo educativo de modo geral. Acreditamos que, a superação de tais barreiras está em desenvolver práticas mais dialógicas e problematizadoras que estimulem o senso crítico e preparem adequadamente os indivíduos para a vida em sociedade. Esse estudo se insere na Linha de Pesquisa: Currículo, Ensino e Práticas Escolares do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM.
Palavras Chave
oficinas pedagógicas; textos; divulgação científica

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método