Como, quando e o que se lê em aulas de Física no ensino médio: elementos para uma proposta de mudança.

Título
Como, quando e o que se lê em aulas de Física no ensino médio: elementos para uma proposta de mudança.
Educação
Autor
Henrique César da Silva
Orientação
Maria Jose Pereira Monteiro de Almeida
Instituição
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1997
Cidade / UF
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Este trabalho tem como objetivo a análise de processos de leitura em aulas de física no ensino médio em uma escola pública da Campinas /SP, no período noturno. A análise das informações coletadas de forma exploratória na primeira etapa da pesquisa revelou um contexto de leitura caracterizado pelo uso de um início tipo de texto, relacionando apenas à  prática de resolução de exercí­cios de livros didáticos cobrados em avaliações para atribuição de notas. Neste contexto, a voz dos sujeitos-leitores aparecia encoberta caracterizando uma situação de simulação de leitura. Buscando superar essa situação na segunda etapa do trabalho, as formas de interação com os alunos, o tipo de requisição proposta aos alunos na forma de questões por escrito. A análise das intervenções revelou que a emersão dos sujeitos-leitores ocorreu em situações de ensino que pressupõe e privilegiam a possibilidade de produção de sentidos diferentes dos esperados do ponto de vista das teorias da física. A abertura à voz dos alunos, tanto nas interações verbais, orais como nas interações verbais mediadas por questões escritas, propiciou a emersão de diferentes formas de pensamento, diferentes modos de leitura e diferentes sentidos. Discute-se o necessário conhecimento sobre os alunos por parte do professor, se considera a aprendizagem de conteúdos da fí­sica como um processo de continuidade ou ruptura dos conhecimentos do senso comum para os conhecimentos científicos.
Palavras Chave
leitura, proposta de ensino, prática pedagógica.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método