A construção do conceito de energia: do sol à célula, numa perspectiva transdisciplinar.

Título
A construção do conceito de energia: do sol à célula, numa perspectiva transdisciplinar.
Autor
Iara da Glória Marcos da Silva
Orientação
Helaine Sivini Ferreira
Instituição
UFRPE
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2007
Cidade / UF
Recife/PE
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
A energia é um conceito de construção bastante complexo primeiro, devido à diversidade de sentidos que lhe são atribuídos e segundo, devido ao fato de permear as mais diversas áreas do conhecimento dificultando a sua abordagem no âmbito de uma disciplina específica. Assim, o principal objetivo deste trabalho foi investigar o processo de construção do conceito de energia com aprendizes da 4ª série do Ensino Normal Médio numa perspectiva diferenciada, que foi fundamentada teórica e metodologicamente nos níveis de realidade da Teoria Transdisciplinar e na Teoria da Aprendizagem significativa de Ausubel. A intervenção foi estruturada em seis encontros e vários tipos de organizadores prévios foram utilizados com o intuito de dar um suporte inicial para construção do conceito em questão. Também foi elaborado um percurso linear de como a energia gerada no sol chega até a célula vegetal. Ainda através desse percurso se valorizou questões como a dimensão dos sistemas envolvidos e dos fenômenos que ocorrem em cada um deles, bem como o fato de que para a compreensão do conceito é preciso um conjunto de informações que pertencem às áreas de física, química e biologia. Os resultados indicaram que apesar da complexidade da proposta e do elevado grau de abstração do conceito em questão, o conceito de energia foi construído de modo satisfatório a partir da perspectiva desejada e que as lacunas e dificuldades identificadas só podem ser efetivamente corrigidas ao longo do processo instrucional
Palavras Chave
transdisciplinaridade, energia solar, transdiciplinaridade.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Formação de Professores