A construção do conceito de energia: do sol à célula, numa perspectiva transdisciplinar.
Título
A construção do conceito de energia: do sol à célula, numa perspectiva transdisciplinar.
A construção do conceito de energia: do sol à célula, numa perspectiva transdisciplinar.
Autor
Iara da Glória Marcos da Silva
Iara da Glória Marcos da Silva
Orientação
Helaine Sivini Ferreira
Helaine Sivini Ferreira
Instituição
UFRPE
UFRPE
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2007
2007
Cidade / UF
Recife/PE
Recife/PE
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
A energia é um conceito de construção bastante complexo primeiro, devido à diversidade de sentidos que lhe são atribuídos e segundo, devido ao fato de permear as mais diversas áreas do conhecimento dificultando a sua abordagem no âmbito de uma disciplina específica. Assim, o principal objetivo deste trabalho foi investigar o processo de construção do conceito de energia com aprendizes da 4ª série do Ensino Normal Médio numa perspectiva diferenciada, que foi fundamentada teórica e metodologicamente nos níveis de realidade da Teoria Transdisciplinar e na Teoria da Aprendizagem significativa de Ausubel. A intervenção foi estruturada em seis encontros e vários tipos de organizadores prévios foram utilizados com o intuito de dar um suporte inicial para construção do conceito em questão. Também foi elaborado um percurso linear de como a energia gerada no sol chega até a célula vegetal. Ainda através desse percurso se valorizou questões como a dimensão dos sistemas envolvidos e dos fenômenos que ocorrem em cada um deles, bem como o fato de que para a compreensão do conceito é preciso um conjunto de informações que pertencem às áreas de física, química e biologia. Os resultados indicaram que apesar da complexidade da proposta e do elevado grau de abstração do conceito em questão, o conceito de energia foi construído de modo satisfatório a partir da perspectiva desejada e que as lacunas e dificuldades identificadas só podem ser efetivamente corrigidas ao longo do processo instrucional
A energia é um conceito de construção bastante complexo primeiro, devido à diversidade de sentidos que lhe são atribuídos e segundo, devido ao fato de permear as mais diversas áreas do conhecimento dificultando a sua abordagem no âmbito de uma disciplina específica. Assim, o principal objetivo deste trabalho foi investigar o processo de construção do conceito de energia com aprendizes da 4ª série do Ensino Normal Médio numa perspectiva diferenciada, que foi fundamentada teórica e metodologicamente nos níveis de realidade da Teoria Transdisciplinar e na Teoria da Aprendizagem significativa de Ausubel. A intervenção foi estruturada em seis encontros e vários tipos de organizadores prévios foram utilizados com o intuito de dar um suporte inicial para construção do conceito em questão. Também foi elaborado um percurso linear de como a energia gerada no sol chega até a célula vegetal. Ainda através desse percurso se valorizou questões como a dimensão dos sistemas envolvidos e dos fenômenos que ocorrem em cada um deles, bem como o fato de que para a compreensão do conceito é preciso um conjunto de informações que pertencem às áreas de física, química e biologia. Os resultados indicaram que apesar da complexidade da proposta e do elevado grau de abstração do conceito em questão, o conceito de energia foi construído de modo satisfatório a partir da perspectiva desejada e que as lacunas e dificuldades identificadas só podem ser efetivamente corrigidas ao longo do processo instrucional
Palavras Chave
transdisciplinaridade, energia solar, transdiciplinaridade.
transdisciplinaridade, energia solar, transdiciplinaridade.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, Ensino Médio
1ª a 4ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores