Conceitualização em Física: uma Psicanálise Bachelariana sobre o campo conceitual da óptica
Título
Conceitualização em Física: uma Psicanálise Bachelariana sobre o campo conceitual da óptica
Conceitualização em Física: uma Psicanálise Bachelariana sobre o campo conceitual da óptica
Psicologia (Psicologia Cognitiva)
Autor
Jadson Augusto de Almeida da Silva
Jadson Augusto de Almeida da Silva
Orientação
Jorge Tarcisio da Rocha Falcão
Jorge Tarcisio da Rocha Falcão
Instituição
UFPE
UFPE
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2003
2003
/PE
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este trabalho consiste em estabelecer uma psicanálise bachelardiana sobre o campo conceitual da óptica. A literatura atual tem mostrado que as estratégias, as práticas e os pressupostos que organizam o atual ensino de óptica carregam problemas epistemológicos, psicológicos e pedagógicos. Entre esses problemas identificamos falhas tanto de natureza lacunar como, por exemplo, a exclusão do domínio da fotometria, quanto em forma de obstáculos ao conhecimento conforme discute Bachelard. Aplicamos o questionário de Harres (1993) a 114 sujeitos de 5 grupos (Ensino Médio, Lic. em Fisica, Agronomia, Bach em Biologia e Méd. Veterinária) diferentes e identificamos os efeitos das variáveis curso, idade, estudou óptica no secundário e na universidade. Apesar dos resultados revelarem diferenças significativas notamos que todos os grupos tiveram um desempenho inferior a 55%. Diante desses resultados recorremos a uma análise dos obstáculos evidenciados pelos esquemas apresentados pelos sujeitos, muitos deles com características de modelos históricos superados, muito de identificar os perfis epistemológicos dos grupos por tarefas realizadas. Entre os grupos, notamos uma forte dispersão entre os perfis animista, substancialista e empirista.
Este trabalho consiste em estabelecer uma psicanálise bachelardiana sobre o campo conceitual da óptica. A literatura atual tem mostrado que as estratégias, as práticas e os pressupostos que organizam o atual ensino de óptica carregam problemas epistemológicos, psicológicos e pedagógicos. Entre esses problemas identificamos falhas tanto de natureza lacunar como, por exemplo, a exclusão do domínio da fotometria, quanto em forma de obstáculos ao conhecimento conforme discute Bachelard. Aplicamos o questionário de Harres (1993) a 114 sujeitos de 5 grupos (Ensino Médio, Lic. em Fisica, Agronomia, Bach em Biologia e Méd. Veterinária) diferentes e identificamos os efeitos das variáveis curso, idade, estudou óptica no secundário e na universidade. Apesar dos resultados revelarem diferenças significativas notamos que todos os grupos tiveram um desempenho inferior a 55%. Diante desses resultados recorremos a uma análise dos obstáculos evidenciados pelos esquemas apresentados pelos sujeitos, muitos deles com características de modelos históricos superados, muito de identificar os perfis epistemológicos dos grupos por tarefas realizadas. Entre os grupos, notamos uma forte dispersão entre os perfis animista, substancialista e empirista.
Palavras Chave
psicanálise; campo conceitual
psicanálise; campo conceitual
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio, Ensino Superior
Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Características do Aluno
Características do Aluno