A Ênfase no Modelo Ondulatório como Estratégia de Promoção da Evolução Conceitual em Tópicos sobre a Luz em Nível Médio.

Título
A Ênfase no Modelo Ondulatório como Estratégia de Promoção da Evolução Conceitual em Tópicos sobre a Luz em Nível Médio.
Autor
Jales de Aquino Silva
Orientação
Célia Maria Soares Gomes de Sousa
Instituição
UnB
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2009
Cidade / UF
Brasília/DF
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
A nossa prática no ensino de Física em nível médio tem mostrado que a receptividade dos alunos é maior quando eles entendem melhor o assunto que propomos ensinar a eles; muitos alunos admitem que não gostam de Física porque não a entendem bem. O ensino de Óptica em nível médio geralmente é centrado no modelo de raio de luz, restando pouco ou nenhum tempo para o tratamento de modelos que levem em conta a natureza da luz. Este estudo trata da verificação da viabilidade de se promover estratégias de ensino de tópicos sobre a luz a partir da sua natureza ondulatória, buscando evidências de aprendizagem em um curso de nível médio. Um grupo de alunos foi submetido a situações elaboradas na perspectiva da teoria dos campos conceituais de Vergnaud e da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, com o objetivo de criar condições favoráveis à evolução conceitual e, com isso, dar mais possibilidades para os estudantes entenderem melhor o assunto que nos propomos ensinar. Apesar das condições de infra-instrutora precárias para a realização deste estudo, os resultados nos revelaram evidências de evolução conceitual e a viabilidade de se tratar tópicos sobre a luz a partir da teoria ondulatória.
Palavras Chave
ensino de Óptica, teoria ondulatória

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método