O licenciado em biologia pela UFAL: Biólogo professor Ou biólogo e professor
Título
O licenciado em biologia pela UFAL: Biólogo professor Ou biólogo e professor
O licenciado em biologia pela UFAL: Biólogo professor Ou biólogo e professor
Autor
Jane Lyra da Fonseca e Silva
Jane Lyra da Fonseca e Silva
Orientação
Luis Paulo Leopoldo Mercado
Luis Paulo Leopoldo Mercado
Instituição
UFAL
UFAL
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação
Centro de Educação
Ano
2003
2003
Cidade / UF
Maceió/AL
Maceió/AL
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este trabalho resgata a história do Curso de Biologia da Universidade Federal de Alagoas, buscando analisar todas as transformações pelas quais o curso passou, ao longo de quase três décadas. Objetivando ainda, contribuir com uma definição melhor do professor de Biologia formado na UFAL, por meio de uma compreensão da essência da licenciatura e sua relação conceptual com o bacharelado. O universo da pesquisa trabalhado nesse estudo foi constituído pelos alunos dos últimos 5 anos (GRUPO 1), pelos alunos matriculados na disciplina Estágio Supervisionado (GRUPO 2), turma 2002, e pelos coordenadores do Curso em estudo (GRUPO 3). Para os grupos 1 e 2, utilizei questionários e para o grupo 3, entrevistas semiestruturadas. Dessa forma, trago um recorte temporal da formação inicial do licenciado em Biologia no lócus UFAL, não perdendo de vista a conjuntura nacional. Resgato elementos chave do processo de formação do professor, tanto na legislação vigente como na história concreta do dia-a-dia discutindo a re-significação da prática docente, sintonizando-a às exigências da sociedade contemporânea, onde busco tratar a "alfabetização biológica" como condição imperativa do desenvolvimento sustentável. Quem é o profissional biólogo que a UFAL está lançando no mercado de trabalho Qual a compreensão que tem o corpo docente do curso de Biologia com relação ao profissional que está ajudando a construir Quais os indicadores de qualidade do curso de Biologia da UFAL FIca desenhado na pesquisa, que este curso vem formando profissionais híbridos, sem a qualificação necessária às exigências da sociedade contemporânea. Em vista desses resultados verificados, proponho a discussão de elementos analisados e avaliados, norteadores de um novo projeto pedagógico o qual possa dar ao curso uma identidade consistente, tanto para o profissional licenciado quanto para o bacharel, ambos legalmente reconhecidos como biólogos.
Este trabalho resgata a história do Curso de Biologia da Universidade Federal de Alagoas, buscando analisar todas as transformações pelas quais o curso passou, ao longo de quase três décadas. Objetivando ainda, contribuir com uma definição melhor do professor de Biologia formado na UFAL, por meio de uma compreensão da essência da licenciatura e sua relação conceptual com o bacharelado. O universo da pesquisa trabalhado nesse estudo foi constituído pelos alunos dos últimos 5 anos (GRUPO 1), pelos alunos matriculados na disciplina Estágio Supervisionado (GRUPO 2), turma 2002, e pelos coordenadores do Curso em estudo (GRUPO 3). Para os grupos 1 e 2, utilizei questionários e para o grupo 3, entrevistas semiestruturadas. Dessa forma, trago um recorte temporal da formação inicial do licenciado em Biologia no lócus UFAL, não perdendo de vista a conjuntura nacional. Resgato elementos chave do processo de formação do professor, tanto na legislação vigente como na história concreta do dia-a-dia discutindo a re-significação da prática docente, sintonizando-a às exigências da sociedade contemporânea, onde busco tratar a "alfabetização biológica" como condição imperativa do desenvolvimento sustentável. Quem é o profissional biólogo que a UFAL está lançando no mercado de trabalho Qual a compreensão que tem o corpo docente do curso de Biologia com relação ao profissional que está ajudando a construir Quais os indicadores de qualidade do curso de Biologia da UFAL FIca desenhado na pesquisa, que este curso vem formando profissionais híbridos, sem a qualificação necessária às exigências da sociedade contemporânea. Em vista desses resultados verificados, proponho a discussão de elementos analisados e avaliados, norteadores de um novo projeto pedagógico o qual possa dar ao curso uma identidade consistente, tanto para o profissional licenciado quanto para o bacharel, ambos legalmente reconhecidos como biólogos.
Palavras Chave
Formação de Professores; Formação Inicial; Projeto Pedagógico.
Formação de Professores; Formação Inicial; Projeto Pedagógico.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores