O conceito de matéria como conceito globalizador utilizado na organização dos conteúdos de ensino de Ciências Naturais no 1º e 2º ciclos da escola fundamental
Título
O conceito de matéria como conceito globalizador utilizado na organização dos conteúdos de ensino de Ciências Naturais no 1º e 2º ciclos da escola fundamental
O conceito de matéria como conceito globalizador utilizado na organização dos conteúdos de ensino de Ciências Naturais no 1º e 2º ciclos da escola fundamental
Educação
Autor
Jorge Ubiracy Barbosa da Silva
Jorge Ubiracy Barbosa da Silva
Orientação
Isauro Beltran Nuñez
Isauro Beltran Nuñez
Instituição
UFRN
UFRN
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Ano
2000
2000
Cidade / UF
Natal/RN
Natal/RN
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
A preocupação em realizar uma pesquisa que levasse a organizar os conteúdos de Ciências Naturais nos dois primeiros ciclos do ensino fundamental, utilizando o conceito de matéria, definido como um conceito globalizador, auxiliado pelas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais, orientou a temática dessa tese. No primeiro capítulo, procura-se mostrar o problema e a problemática da fragmentação dos conteúdos, resultante de uma excessiva disciplinarização que tem proporcionado aos especialistas em educação oportunidades em dedicar-se a esse tema bastante instigante. Destacam-se os objetivos, as hipóteses e as questões de pesquisa. O segundo capítulo dedica-se tanto à discussão teórica e prática sobre algumas das idéias de alunos e professoras acerca do conceito de matéria, como as idéias contidas nos livros-texto, analisando-lhes, caso existam, obstáculos didáticos e epistemológicos, como também à análise dos questionários aplicados aos sujeitos da pesquisa. O terceiro capítulo inicia-se com o estudo de algumas concepções tipológicas inerentes ao conceito de matéria, buscando-se perceber o seu alcance, cuja instrumentalização no cotidiano escolar permite procurar nos mapas e redes conceituais uma resposta, apontando como o mesmo pode ser trabalhado junto com os elementos de sua aura conceitual na organização dos conteúdos. Entre outros resultados, percebe-se que matéria para os alunos encontra-se ligada às "disciplinas curriculares". Os alunos revelaram o caráter descritivo de suas definições, delimitando o grau de abrangência e reduzindo o conceito de matéria ao de substância. Os professores em suas respostas sustentam o que foi demonstrado anteriormente pelos alunos do 1º ciclo e de magistério repetindo para seus alunos sem a devida contextualização, o que se encontra estampado no livro-texto. As conclusões mostram que matéria é um conceito de difícil assimilação para ser formado enquanto conceito no ensino fundamental. Esse conceito, por suas características, pode ser utilizado como ferramenta das ligações entre os temas do conteúdo de CN, via mapas e redes conceituais, o que implica em superar uma série de obstáculos didáticos e epistemológicos numa contribuição à uma nova cosmovisão do mundo.
A preocupação em realizar uma pesquisa que levasse a organizar os conteúdos de Ciências Naturais nos dois primeiros ciclos do ensino fundamental, utilizando o conceito de matéria, definido como um conceito globalizador, auxiliado pelas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais, orientou a temática dessa tese. No primeiro capítulo, procura-se mostrar o problema e a problemática da fragmentação dos conteúdos, resultante de uma excessiva disciplinarização que tem proporcionado aos especialistas em educação oportunidades em dedicar-se a esse tema bastante instigante. Destacam-se os objetivos, as hipóteses e as questões de pesquisa. O segundo capítulo dedica-se tanto à discussão teórica e prática sobre algumas das idéias de alunos e professoras acerca do conceito de matéria, como as idéias contidas nos livros-texto, analisando-lhes, caso existam, obstáculos didáticos e epistemológicos, como também à análise dos questionários aplicados aos sujeitos da pesquisa. O terceiro capítulo inicia-se com o estudo de algumas concepções tipológicas inerentes ao conceito de matéria, buscando-se perceber o seu alcance, cuja instrumentalização no cotidiano escolar permite procurar nos mapas e redes conceituais uma resposta, apontando como o mesmo pode ser trabalhado junto com os elementos de sua aura conceitual na organização dos conteúdos. Entre outros resultados, percebe-se que matéria para os alunos encontra-se ligada às "disciplinas curriculares". Os alunos revelaram o caráter descritivo de suas definições, delimitando o grau de abrangência e reduzindo o conceito de matéria ao de substância. Os professores em suas respostas sustentam o que foi demonstrado anteriormente pelos alunos do 1º ciclo e de magistério repetindo para seus alunos sem a devida contextualização, o que se encontra estampado no livro-texto. As conclusões mostram que matéria é um conceito de difícil assimilação para ser formado enquanto conceito no ensino fundamental. Esse conceito, por suas características, pode ser utilizado como ferramenta das ligações entre os temas do conteúdo de CN, via mapas e redes conceituais, o que implica em superar uma série de obstáculos didáticos e epistemológicos numa contribuição à uma nova cosmovisão do mundo.
Palavras Chave
Matéria; Conceito Globalizador; Obstáculos Didáticos; Obstáculos Epistemológicos.
Matéria; Conceito Globalizador; Obstáculos Didáticos; Obstáculos Epistemológicos.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, Ensino Médio
1ª a 4ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas