Cidadania e divulgação científica no ensino de Física

Título
Cidadania e divulgação científica no ensino de Física
Autor
José Alves da Silva
Orientação
Maria Regina Dubeaux Kawamura
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Ano
2002
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Procuramos investigar os limites e as perspectivas de um ensino de Física voltado para a promoção da cidadania. Embora esse seja um objetivo educacional amplamente compartilhado, em que medida é de fato realizável dentro das condições reais da escola atual Com o objetivo de procurar responder a essa questão, buscamos definir uma caracterização de cidadania reconhecendo a utilização do material de divulgação cientí­fica como uma estratégia adequada. Foi desenvolvido um estudo de caso de uma atividade em sala de aula, tendo como tema "radiação". A atividade envolveu alunos do ensino médio de uma escola da rede pública, situada na periferia de São Paulo. A partir da análise dos resultados foram identificadas algumas dicotomias que permeiam este tipo de atividade, como a dimensão formativa X informativa do conhecimento, o conhecimento conceitual X o conhecimento "escolar", o comportamento burocrático X a satisfação no aprender, e questões como o caráter "mágico" do aprendizado e a extensão da visão do mundo dos alunos, entre outros. Além de explicitar os elementos envolvidos no processo, o desempenho dos alunos mostrou que a promoção da cidadania é um objetivo viável, ainda que dentro de certos limites.
Palavras Chave
radiação, divulgação científica, proposta de ensino.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método