Cidadania e divulgação científica no ensino de Física
Título
Cidadania e divulgação científica no ensino de Física
Cidadania e divulgação científica no ensino de Física
Autor
José Alves da Silva
José Alves da Silva
Orientação
Maria Regina Dubeaux Kawamura
Maria Regina Dubeaux Kawamura
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Instituto de Física
Ano
2002
2002
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Procuramos investigar os limites e as perspectivas de um ensino de Física voltado para a promoção da cidadania. Embora esse seja um objetivo educacional amplamente compartilhado, em que medida é de fato realizável dentro das condições reais da escola atual Com o objetivo de procurar responder a essa questão, buscamos definir uma caracterização de cidadania reconhecendo a utilização do material de divulgação científica como uma estratégia adequada. Foi desenvolvido um estudo de caso de uma atividade em sala de aula, tendo como tema "radiação". A atividade envolveu alunos do ensino médio de uma escola da rede pública, situada na periferia de São Paulo. A partir da análise dos resultados foram identificadas algumas dicotomias que permeiam este tipo de atividade, como a dimensão formativa X informativa do conhecimento, o conhecimento conceitual X o conhecimento "escolar", o comportamento burocrático X a satisfação no aprender, e questões como o caráter "mágico" do aprendizado e a extensão da visão do mundo dos alunos, entre outros. Além de explicitar os elementos envolvidos no processo, o desempenho dos alunos mostrou que a promoção da cidadania é um objetivo viável, ainda que dentro de certos limites.
Procuramos investigar os limites e as perspectivas de um ensino de Física voltado para a promoção da cidadania. Embora esse seja um objetivo educacional amplamente compartilhado, em que medida é de fato realizável dentro das condições reais da escola atual Com o objetivo de procurar responder a essa questão, buscamos definir uma caracterização de cidadania reconhecendo a utilização do material de divulgação científica como uma estratégia adequada. Foi desenvolvido um estudo de caso de uma atividade em sala de aula, tendo como tema "radiação". A atividade envolveu alunos do ensino médio de uma escola da rede pública, situada na periferia de São Paulo. A partir da análise dos resultados foram identificadas algumas dicotomias que permeiam este tipo de atividade, como a dimensão formativa X informativa do conhecimento, o conhecimento conceitual X o conhecimento "escolar", o comportamento burocrático X a satisfação no aprender, e questões como o caráter "mágico" do aprendizado e a extensão da visão do mundo dos alunos, entre outros. Além de explicitar os elementos envolvidos no processo, o desempenho dos alunos mostrou que a promoção da cidadania é um objetivo viável, ainda que dentro de certos limites.
Palavras Chave
radiação, divulgação científica, proposta de ensino.
radiação, divulgação científica, proposta de ensino.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método