Um estudo facilitador da Aprendizagem Significativa em Termodinâmica Básica
Título
Um estudo facilitador da Aprendizagem Significativa em Termodinâmica Básica
Um estudo facilitador da Aprendizagem Significativa em Termodinâmica Básica
Física
Autor
José Luiz de Paula Barros Silva
José Luiz de Paula Barros Silva
Orientação
Yukimi Horigoshi Pregnolatto
Yukimi Horigoshi Pregnolatto
Instituição
UFBA
UFBA
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Instituto de Física
Ano
1999
1999
Cidade / UF
Salvador/BA
Salvador/BA
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
A aprendizagem da termodinâmica, nos diversos níveis de ensino, é um problema que tem sido objeto de estudo em todo o mundo. Embora a aprendizagem seja uma atividade própria dos alunos, o professor pode facilitar-lhes a captação dos significados a aprender através do ensino que pratica. Com o propósito de reduzir as dificuldades de aprendizagem de alunos universitários nos cursos de formação de profissionais da Química, formulamos uma proposta de ensino da termodinâmica básica, fundamentada na teoria da aprendizagem significativa e no modelo de ensino de Gowin. A proposta foi experimentada em condições reais de sala de aula. Os resultados obtidos demonstram que o ensino facilitou a aprendizagem significativa da termodinâmica. Especificamente, os alunos manifestaram mudanças em relação à compreensão da energia, considerando-a como o conceito mais geral da termodinâmica, possuindo características de armazenagem, transferência e multiformidade. Estabeleceram os conceitos de energia interna, calor e trabalho como formas de energia, diferenciando-os progressivamente em energia armazenada nos sistemas (energia interna) e em formas de transferir energia (calor e trabalho). Os alunos desenvolveram a capacidade de discutir os processos termodinâmicos tanto de maneira qualitativa, quanto matemática. Desse modo, aprenderam a resolver problemas explicando claramente o raciocínio empregado.
A aprendizagem da termodinâmica, nos diversos níveis de ensino, é um problema que tem sido objeto de estudo em todo o mundo. Embora a aprendizagem seja uma atividade própria dos alunos, o professor pode facilitar-lhes a captação dos significados a aprender através do ensino que pratica. Com o propósito de reduzir as dificuldades de aprendizagem de alunos universitários nos cursos de formação de profissionais da Química, formulamos uma proposta de ensino da termodinâmica básica, fundamentada na teoria da aprendizagem significativa e no modelo de ensino de Gowin. A proposta foi experimentada em condições reais de sala de aula. Os resultados obtidos demonstram que o ensino facilitou a aprendizagem significativa da termodinâmica. Especificamente, os alunos manifestaram mudanças em relação à compreensão da energia, considerando-a como o conceito mais geral da termodinâmica, possuindo características de armazenagem, transferência e multiformidade. Estabeleceram os conceitos de energia interna, calor e trabalho como formas de energia, diferenciando-os progressivamente em energia armazenada nos sistemas (energia interna) e em formas de transferir energia (calor e trabalho). Os alunos desenvolveram a capacidade de discutir os processos termodinâmicos tanto de maneira qualitativa, quanto matemática. Desse modo, aprenderam a resolver problemas explicando claramente o raciocínio empregado.
Palavras Chave
Termodinâmica; Ensino-Aprendizagem; Aprendizagem Significativa
Termodinâmica; Ensino-Aprendizagem; Aprendizagem Significativa
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
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