O livro didático de Física: qualidade e utilidade em sala de aula
Título
O livro didático de Física: qualidade e utilidade em sala de aula
O livro didático de Física: qualidade e utilidade em sala de aula
Autor
José Pereira da Silva
José Pereira da Silva
Orientação
Wojciech Andrzej Kulesza
Wojciech Andrzej Kulesza
Instituição
UFPB
UFPB
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação
Centro de Educação
Ano
2010
2010
Cidade / UF
João Pessoa/PB
João Pessoa/PB
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
No presente trabalho realizamos uma análise de alguns aspectos relacionados à qualidade e utilidade do livro didático de Física, no contexto da sala de aula, que consideramos de cunho relevante, no que tange à construção da aprendizagem significativa desse componente curricular. Para tanto, tomamos, como referencial, pressupostos teóricos de alguns pesquisadores em educação e os correlacionamos com informações que nos foram fornecidas pela experiência cotidiana, durante o longo período que temos permanecido em sala de aula, lecionando Física no Ensino Médio. O estudo que efetuamos teve como objetivo principal, conforme já mencionamos, analisar alguns requisitos intrínsecos aos livros didáticos de Física, principalmente no que concerne à sua utilidade como instrumento de ensino. Para isso, no aspecto mais geral, fizemos um rápido relato acerca dos livros adotados pelo PNLEM a partir de 2008, uma vez que, entendemos serem esses livros didáticos, no momento, e continuarão sendo nos próximos anos, provavelmente, os mais utilizados nas escolas públicas do nosso país, daí sua relevância nesse contexto. Em seguida, delimitamos mais a nossa pesquisa, centralizando-a no livro: Física volumes 1, 2 e 3 (Antônio Máximo Ribeiro da Luz e Beatriz Alvarenga Álvares), que é o livro didático adotado, no momento por nós (professores de Física) do IFPB/campus - Cajazeiras. Entendemos que, talvez assim, possamos motivar aqueles que estão envolvidos, direta ou indiretamente, com o processo ensino-aprendizagem das Ciências, sobretudo da Física, a refletirem mais profundamente acerca da qualidade e utilidade dos livros didáticos desse componente curricular em escolas do Ensino Médio. Esperamos, ainda, que, diante dessa reflexão, surjam condições dentro desse contexto, de vislumbrar a necessidade de se ter uma visão panorâmica acerca da origem, desenvolvimento e finalidade da Ciência e, mais precisamente, da Física, se quisermos levar os nossos alunos, principalmente em nível de Ensino Médio, a se aprofundarem na tentativa de uma compreensão mais abrangente dos conteúdos que envolvem esse componente curricular.
No presente trabalho realizamos uma análise de alguns aspectos relacionados à qualidade e utilidade do livro didático de Física, no contexto da sala de aula, que consideramos de cunho relevante, no que tange à construção da aprendizagem significativa desse componente curricular. Para tanto, tomamos, como referencial, pressupostos teóricos de alguns pesquisadores em educação e os correlacionamos com informações que nos foram fornecidas pela experiência cotidiana, durante o longo período que temos permanecido em sala de aula, lecionando Física no Ensino Médio. O estudo que efetuamos teve como objetivo principal, conforme já mencionamos, analisar alguns requisitos intrínsecos aos livros didáticos de Física, principalmente no que concerne à sua utilidade como instrumento de ensino. Para isso, no aspecto mais geral, fizemos um rápido relato acerca dos livros adotados pelo PNLEM a partir de 2008, uma vez que, entendemos serem esses livros didáticos, no momento, e continuarão sendo nos próximos anos, provavelmente, os mais utilizados nas escolas públicas do nosso país, daí sua relevância nesse contexto. Em seguida, delimitamos mais a nossa pesquisa, centralizando-a no livro: Física volumes 1, 2 e 3 (Antônio Máximo Ribeiro da Luz e Beatriz Alvarenga Álvares), que é o livro didático adotado, no momento por nós (professores de Física) do IFPB/campus - Cajazeiras. Entendemos que, talvez assim, possamos motivar aqueles que estão envolvidos, direta ou indiretamente, com o processo ensino-aprendizagem das Ciências, sobretudo da Física, a refletirem mais profundamente acerca da qualidade e utilidade dos livros didáticos desse componente curricular em escolas do Ensino Médio. Esperamos, ainda, que, diante dessa reflexão, surjam condições dentro desse contexto, de vislumbrar a necessidade de se ter uma visão panorâmica acerca da origem, desenvolvimento e finalidade da Ciência e, mais precisamente, da Física, se quisermos levar os nossos alunos, principalmente em nível de Ensino Médio, a se aprofundarem na tentativa de uma compreensão mais abrangente dos conteúdos que envolvem esse componente curricular.
Palavras Chave
História da Ciência, ensino de Física, didático, livro.
História da Ciência, ensino de Física, didático, livro.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos
Recursos Didáticos